Ilha do Mel no Paraná. (foto: Fernanda Preto)
Quanto mais fotografo paisagens, mais certa fico de que a boa fotografia vem realmente quando começamos a fazer parte do lugar. Ou seja, primeiro temos de absorver a essência do lugar, gastar algum tempo explorando.
Tente se questionar sobre o porquê da cena escolhida e, através do seu conhecimento técnico, perceba se será possível trazê-la para o filme. Lembre-se que o filme tem algumas limitações!
As lentes longas (teleobjetivas), de 100mm ou mais, funcionam muito bem para fotografar situações isoladas ou para fazer uma foto abstrata. Por outro lado, se o que você vai fotografar parece plano e com pouca profundidade, é preferível uma lente curta (grande-angular e normal), pois terá uma profundidade de campo mais apropriada. A maioria das cenas tem profundidade.
Profundidade de campo é a área entre os pontos mais próximos e os mais distantes da câmera que está dentro do foco aceitável. Na maioria das fotos de paisagem, essa distância deve cobrir a fotografia inteira.
Horizonte
As lentes mais usadas para fotografar paisagens são 24mm, 28mm, 35mm e 50mm. A 20mm também é bastante usada, mas é preciso ter cuidado com a linha do horizonte, que pode parecer curvada com esta lente.
O horizonte é sempre uma consideração superimportante na fotografia de paisagem, por isso é bom prestar atenção no nível, se está alinhado ou não, pois um horizonte desalinhado pode estragar uma bela fotografia.
Exposição da luz
A exposição da luz ao filme é outra consideração vital na fotografia de paisagens. Perceba, ao fotografar a cena, se ela é composta por tons médios. Se sim, ajuste a abertura do diafragma e a velocidade do obturador conforme a câmera sugere. Você também pode abrir um ponto e fechar um ponto a partir do ajuste sugerido para garantir a foto.
Mas se a cena tem luzes mais claras e escuras, você precisa fazer a medição correta para compensar os meios tons. Por exemplo, se você está fotografando neve, precisará fechar um ou dois pontos do diafragma a partir do ajuste da câmera (de f-11 para f-16), pois o fotômetro tenta transformar a neve branca em cinza médio, e o mesmo funciona para uma área escura, só que você precisará abrir um ou dois pontos (f-11 para f-5.6).
Outra dica é sobre o enquadramento. Onde enquadrar a linha do horizonte? Lembre-se da regra dos terços, posicione a parte mais importante da foto no terço superior ou ocupe dois terços. Coloque a linha do horizonte um pouco mais abaixo do centro ou mais acima, dependendo do que lhe atrai na paisagem. Normalmente mais céu dá a sensação de muito espaço, mas fique atento se o céu está interessante para usar esta técnica. Procure ver se não existe nenhum elemento que estrague a foto no enquadramento.
Busque alguns detalhes que sejam significativos. Não esqueça que são apenas dicas, mas quando se está fotografando a natureza, você está trabalhando todo os sentidos. É um grande desafio traduzir esses momentos especiais para o filme!
Este texto foi escrito por: Fernanda Preto, especial para o Webventure
Last modified: março 17, 2003