
Na neve geralmente a luz é difusa ou refletida (foto: Fernanda Preto)
Essas condições de tempo significam situações com pouca luz. Chuva, névoa ou até mesmo na neve, os níveis da luz são baixos, as cores são apagadas e frias. Mas é possível fazer fotos muito boas nessas condições.
Um aspecto importante ao fotografar nessas condições de tempo é que a luz é mais suave e agradável, as sombras fortes desaparecem. Esse nível de luz baixo, nos leva a fotografar com filmes de alta sensibilidade e com objetivas mais luminosas. Na chuva e na neve, é preciso que seu equipamento esteja bem protegido; e sempre carregar baterias extras, pois é muito comum a falha da bateria nessas condições de frio.
Névoa – A névoa elimina o fundo e os motivos que não são interessantes para você adquirem um aspecto novo na fotografia.
Chuva – As chuvas fortes atenuam as cores, deixando um ambiente mais pálido, o que contribui na fotografia para chamar a atenção do assunto principal. Já quando parece que vai chover, o tempo fica azulado, e nesse caso pode-se corrigir as cores usando um filtro conhecido como 81 A, que dá um tom mais quente (amarelado) para o ambiente.
Geada – Para se conseguir uma boa foto nessas condições,a melhor hora é o amanhecer, pois existe uma luminosidade suave nesse horário.
Cerração e neve – Nessas cenas a luz geralmente é difusa ou refletida, a fotometria da luz geral pode fazer com que suas fotos fiquem subexpostas, quando se está fotografando figuras ou objetos distantes. Mas quando se fotografa na neve, a luz refletida deixa o fotômetro confuso, nesses casos pode-se fotometrar no cartão cinza, deixando a paisagem mais agradável. Pode-se usar também o filtro polarizador para atenuar o brilho do gelo.
Este texto foi escrito por: Fernanda Preto, especial para o Webventure
Last modified: junho 13, 2002