Webventure

Foz do Iguaçu recebe novamente o Campeonato Brasileiro de Rafting


Disputas acontecem entre 12 e 14 de junho (foto: Divulgação)

Assim como em 2008, a cidade de Foz do Iguaçu (PR) será sede do Campeonato Brasileiro de Rafting, que acontece nos dias 12 a 14 de junho. A prova reúne as melhores equipes, inclusive os atuais campeões mundiais da Alaya Bozo D’Água, e acontece no Canal Itaipu e no Parque Nacional Iguaçu.

A pista artificial do Canal Itaipu é uma das dez melhores do mundo e receberá as provas de Tiro e Slalom da modalidade, enquanto a prova de Descida acontece no Parque Nacional. O Canal possui 430 metros de comprimento e o curso da prova terá 250m. O desnível chega a 7,30 metros e o volume de água calculado para a data do evento é de 11m³/s, um desafio para os participantes.

“Foz do Iguaçu possui hoje uma das melhores infra-estruturas para a implantação de projetos de canoagem do mundo. Além de um clima extremamente favorável para a prática da modalidade o ano todo, a Itaipu Binacional construiu no Parque da Piracema, o Canal Itaipu, palco do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom 2007. Esse fator, aliado à magnitude das corredeiras transforma o município no paraíso da canoagem e um palco fantástico para a modalidade do Rafting nacional e internacional”, disse o superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem, Argos Rodrigues.

Disputas e novidade – A expectativa é de muitas disputas acirradas, principalmente nos confrontos com os atuais membros da Alaya Bozo D’Água. Os atuais bicampeões mundiais buscam o tri em maio, antes do Campeonato Brasileiro.

Com os bons desempenhos no Campeonato Brasileiro, a realização das competições no país ganhou visibilidade e em 2010, a prova pan-americana será realizada no Paraná. “Para que o evento internacional do ano que vem se transforme em um verdadeiro marco para o Rafting nacional, abrindo definitivamente as portas do país para competições de grande porte, além de auxiliar as equipes na obtenção de mídia e patrocinadores, é necessário que todos continuem trilhando rumo ao profissionalismo”, declarou João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem,

Este texto foi escrito por: Webventure