Boituva (SP) – Eric Fradet, Olav Zipser e Pete Allum: três feras estrangeiras vêm dando show no Folia no Ar, festival de pára-quedismo que acontece desde o último sábado, em Boituva, com cobertura da Webventure. Juntamente com os melhores profissionais brasileiros, eles organizam os saltos mais criativos e ousados do evento.
No primeiro dia, Fradet e Allum coordenaram um big-way (grande formação) com 18 pessoas. A dupla ainda teve fôlego para organizar grupo de 8 a 12 pára-quedistas durante todo o dia, com saltos básicos.
É até irônico ver Eric Fradet voando belly-fly (de barriga para baixo), pois, apesar de ter sido campeão mundial de 4-way, ultimamente ele vem se dedicando ao skysurf, tendo conquistado o ouro no último X-Games. Mas o cara é fera e não perdeu nada da agilidade e técnica de saltos de Trabalho Relativo; sua posição e movimentos são superagressivos e seus briefings cheios de observações de detalhes que passam despercebidos por todos.
Pete Allum, que soma 14 mil saltos, é atleta de Trabalho Relativo e os saltos de seu grupo são baseados em giros de blocos (onde o grupo se separa em sub-grupos que giram e se encaixam). Todas as tentativas foram muito bons e quem participou vibrou com belas figuras de 8-way girando em blocos perfeitos. Em um dos saltou, ele pediu um giro de 360 graus, só para “humilhar” a galera. Acho que ele terminou o girou uns dois segundos antes da maioria…
Enquanto isso, Olav Zipser, o inventor do free-fly, e Marcão Terraguar estão sendo muito requisitados para lider outros grupos com saltos muito criativos e de visual apurado. O Olav trouxe o seu vídeo mais recente, que não sai do videocassete (acho que vai furar a fita) e contém imagens realmente impressionantes de big-ways e de base jump Free-Fly! É isso mesmo, os caras se largam de um despenhadeiro e mandam loopings, head-downs e backs-tracks. Demais…
O pára-quedista Ivam Melo escreve especialmente para a Webventure.
Este texto foi escrito por: Ivam Melo
Last modified: março 8, 2000