Yves Le Blévec é o primeiro a chegar em Salvador (foto: Pedro Campos/ Agecom.Bahia)
Direto de Salvador (BA) – O velejador francês Yves Le Blévec, de 42 anos, é o grande vencedor da tradicional regata solo Transat 6,50 Charente-maritime/ Bahia, a Mini Transat, que em 2007 comemora seu 30º aniversário. Às 14h53 desta terça-feira, 23/10, ele cruzou a linha de chegada em Salvador (BA), muito emocionado com o resultado.
Le Blévec levou no total 23 dias, três horas, 21 minutos e 33 segundos para percorrer o trajeto total de 7.800 quilômetros entre La Rochelle, na França, e a capital baiana. Desde a partida, ele, assim como os outros 88 velejadores participantes, só fizeram uma parada, na Ilha da Madeira, em Portugal, no dia 23/09, e enfrentaram regiões com condições de mar e vento adversas, como o Golfo Gascogne, as Ilhas Canárias, o Cabo Verde e o Pot au Noir.
Estou muito feliz. Este é um projeto de dois anos. Esta conquista é enorme para mim, contou o francês, que participa da competição pela terceira vez. Segundo ele, a primeira colocação foi uma surpresa, já que tinha perdido contato com o rádio há alguns dias. Sabia que estava em primeiro uma semana atrás, mas como cada dia muda a localização, só tive certeza de que ganhei na chegada.
De sorriso estampado no rosto, o campeão atendeu todos os jornalistas nacionais e internacionais que o aguardavam ansiosos na Marina e ressaltou seu feito, após ter conquistado sua vaga na regata apenas momentos antes da largada.
Eu fui o último a entrar e o primeiro a chegar. Uma semana antes, ainda não sabia se poderia participar. Estava classificado, mas não havia vagas. Das últimas cinco vagas disponibilizadas pela organização, a minha foi a quinta, contou.
Aparentando cansaço, Yves Le Blévec disse desejar apenas duas coisas em terras baianas: um bom prato de carne e uma caipirinha, que lhe foram providenciados logo em seguida.
Segundo colocado – A previsão é de que o segundo colocado Ronan Deschasyes, chegue à Salvador às 23h desta terça, e o terceiro Fabien Despres, nesta madrugada ou na manhã de quarta. Dos 89 barcos Mini que largaram da França, seis tiveram problemas e não prosseguem na corrida, portanto apenas 83 continuam na disputa.
Este texto foi escrito por: Roberta Spiandorim