Equipe francesa ERTIPS descansa ao término da etapa; é a principal favorita. (foto: André Pascowitch)
O capitão Luiz Makoto, da Redley, fala dos objetivos da equipe
A argentina Nídia Barrientos explica a de onde vem a garra
Sérgio Zollino, da Ferrino/ Bravox, quer mais do que a quinta colocação
Itaipaiva/ RJ – A etapa de hoje (42 km de Teresópolis a Itaipaiva) foi a prova para saber quais são as equipes pretendentes ao título de campeã da Rio Eco 2000.
Entre brasileiras e estrangeiras, a vencedora foi a francesa ERTIPS (07), formada por Gilles Zok (capitão), Jean Paillier, Bernard Cote, Benyamin Boutouil. E é nela que o idealizador e organizador da prova, Laurent Maubré, aposta. Eles foram os campeões do mundo na Itália, em outubro, e quase levaram o Raid Gauloisses deste ano, ficaram de fora nos últimos 50 km. Estão com uma equipe super preparada. O capitão Gilles ratifica. Perguntado pela reportagem da Webventure sobre a possibilidade de vencerem ele foi direto. É claro que pensamos em vencer.
Mas a corrida está no começo e as quatro equipes seguintes também almejam o título. A segunda colocada de hoje é a compatriota francesa Globe Runner. Formada por Geoger Cauchois (capitão), Veronique Lathuraz, Bordier e M. Cauchois está na disputa.
A terceira, quarta e quinta colocadas são sul-americanas. A equipe Argentina, com Sebastian Tague, Nídia Barrientos e Romina Maldonaldo, tiveram dois integrantes, ambos franceses, retidos pela Polícia Federal ainda Aeroporto no Rio de Janeiro, devido à problemas com visto.
Mesmo completando a equipe hoje cedo, com a inclusão de dois brasileiros, os portenhos tiveram um rendimento acima do esperado e chegaram somente atrás das francesas. Nos pegamos a garra e chegamos bem, mas é uma corrida com muitos fatores. Sou um atleta de resistência e esta corrida é mais explosiva, não sei como vamos seguir, comentou Nídia. Todos os três possuem experiências em corridas de aventura internacional e podem surpreender.
Brasilis – Logo em seguida, terminaram a etapa as equipes brasileiras Redley e Ferrino/ Bravox. A Redley é formada por alguns dos melhores atletas nacionais. Luiz Makoto Ishibe dispensa comentários por ter no currículo participações em provas internacionais. Rafael Reyes, campeão da EMA Expedição Mata Atlântica em 1999, Marina Verdini e Bia Rodrigues completam o time.
Porém, o capitão Makoto acha que o objetivo na Rio Eco 2000 é para conosco mesmo e isso independe do que as outras equipes estão fazendo, não estamos preocupados com isso. Agora dentro do cenário nacional você tem razão que temos experiência, mas acabamos de sair de uma prova de cinco dias, passamos por um processo de descanso depois de EMA e, de repente, um cara te liga e diz que tem uma vaga para você. Nossa equipe foi montada em uma semana. É difícil fazer render 100% do que ela poderia.
Já o capitão de Ferrino/ Bravox, Sérgio Zollino, espera um desempenho melhor nas próximas etapas. É difícil falar porque só começou e acho que o vencedor está entre os estes cinco primeiros. Mas cada dia é um dia e se uma equipe se perder pode ficar fora do páreo.
A diferença entre a primeira e a quinta colocadas não ultrapassa duas horas, Já para o restante das equipes, algumas estreantes e outras sem uma vivência considerável neste tipo de prova, aumenta. A diferença para a última colocada de hoje passa seis horas. Por isso, o título do Rio Eco 2000 deve ficar entre as equipes do primeiro pelotão.
A Webventure realiza a cobertura on line e oficial da Rio Eco 2000 com apoio de Ford, Timberland e By.
Este texto foi escrito por: André Pascowitch
Last modified: novembro 22, 2000