Webventure

Franceses serão maioria no Dakar

Em 2006 a França ficará de fora, pelo segundo ano consecutivo, do roteiro do Rally Dakar. Mas nem isso diminui o entusiasmo dos pilotos, navegadores e equipes de apoio franceses, que serão maioria outra vez na largada do rali, no dia 31 de dezembro, em Lisboa (Portugal).

Entre os 748 veículos inscritos, 33% são de franceses Eles estão espalhados pelas 240 motos, 188 carros e 80 caminhões, além dos 240 times de assistência. Atrás dos franceses em número de participantes aparecem espanhóis, belgas, holandeses e italianos.

A França está mais presente nas motos. Serão 84 pilotos defendendo as cores vermelha, branca e azul. Outros 57 carros franceses e 16 caminhões completam a tropa de ataque francesa no Rally Dakar 2006.

Assim, dos 508 veículos que disputarão os títulos nas três categorias, 157 serão do país da Marselhesa. Outras 39 nações estarão representadas na 28ª edição do rali, o que demonstra a grande internacionalização do evento.

A tradição da França no Dakar explica a supremacia dos franceses sobre os demais. O rali foi disputado pela primeira vez em 1979. Desde então, somente cinco vezes uma cidade francesa não foi palco da largada na maioria das vezes, coube a Paris organizar os primeiros passos do Dakar.

Este texto foi escrito por: Webventure