Webventure

Frechou conclui escalada em Yosemite Falls


Frechou ainda vai escalar mais uma vez agora na parede Leaning Tower. (foto: Divulgação)

O montanhista Eliseu Frechou finalizou na noite de ontem (20/05) o que seria a primeira escalada solitária de um brasileiro da via Yosemite Point Less (A3+), com 800 m de altura, descrita como a mais perigosa da cachoeira Yosemite Falls, no Yosemite Park (Califórnia, EUA). A via fica ao lado da cachoeira, considerada a quinta maior do mundo e a maior dos Estados Unidos.

A escalada durou quatro dias e apresentou maior dificuldade por causa do frio, da umidade e da névoa constante na cachoeira. Além disso, Frechou disse que utilizou poucos equipamentos para não danificar a pedra. “Foi uma escalada feita da forma mais limpa possível”, comentou.

A escalada solitária de uma via com alta dificuldade só pode ser realizada por alguém com muito preparo técnico e experiência, porque toda a segurança depende apenas de uma pessoa e de seu equipamento. Frechou, aos 35 anos, já dedicou 19 a escaladas de alta dificuldade.

Plano adiado – O objetivo inicial do brasileiro era realizar a escalada solitária da via Eagle´s Way, no El Capitan, também no Yosemite National Park. Segundo ele, o mau tempo, o excesso de neve e o degelo constante de todas as vias do El Capitan impediram a escalada. Ele chegou a iniciar a subida de uma das vias, mas o degelo o fez cancelar a ascensão. “Nesta época de primavera o mau tempo surpreendeu”, comentou. “Mas o projeto do El Capitan continua”.

Nesta quinta-feira (22/05), Frechou vai iniciar, com a montanhista Karina Filgueiras, a subida da parede Leaning Tower, que também apresenta alta dificuldade e nunca teria sido escalada por brasileiros. Esta ascensão deverá durar três dias.

Este texto foi escrito por: Webventure