Webventure

Frechou: escalada solitária no El Captain


No El Captain Frechou pretende escalar a via Eagle´s Way. (foto: Divulgação)

O montanhista Eliseu Frechou iniciará neste mês de maio o que seria a a primeira escalada solitária de um brasileiro na rota Eagle´s Way, uma das vias com maior dificuldade do El Capitan e que exige mais preparo técnico do montanhista profissional. Ele partiu na semana passada para a Califórnia (EUA), rumo ao Yosemite National Park, onde se localiza o El Capitain.

“Na escalada solitária, o desafio é muito maior, porque, além da técnica, toda a parte de segurança e de suprimentos depende apenas de uma pessoa”, explica Frechou. O brasileiro tem experiência no local: em 1994, com Bito Meyer, Frechou fez parte da primeira dupla de brasileiros a escalar a parede do El Captain; em 1998, junto com Marcio Bruno de Oliveira, liderou o grupo que fez a via considerada mais difícil da parede, a Plastic Surgery Disaster (grau A5 ou A5+).

Para escalar sozinho a parede de aproximadamente mil metros de altura, ele calcula que levará de 5 a 7 dias e terá de carregar cerca de 100 kg, entre comida, água e, cordas e os demais equipamentos de segurança. Só de água, serão 18 litros para o período. A previsão de temperatura para o período é de zero grau, mas a sensação térmica durante a subida da parede chega a menos dez graus. “Por ser solitária, nesta escalada o preparo físico, a experiência e a prudência contam muito porque qualquer erro de cálculo durante o trajeto pode ser fatal”, comenta o montanhista, de 35 anos de idade, 19 dedicados à escalada.

Alta dificuldade – Num dos trechos da via, a escalada será em estilo livre, basicamente com as mãos e os pés, sem o uso de outros aparatos. Ali o grau de dificuldade é 5.10x. São graduadas com “x” as vias que tem proteções longas e onde, em caso de queda, há grande possibilidade de um acidente sério e até fatal. O restante da escalada será feito em artificial, ou seja, com o uso de equipamentos que auxiliam na escalada, e estará no nível A4, de alta dificuldade.

Frechou iniciaria anteontem (10/05) o trabalho de aquecimento para a escalada solitária. Junto com a montanhista Karina Filgueiras, fará a ascenção da via Lurking Fear, uma rota de dificuldade média também no El Capitan. Essa escalada deverá durar dois dias. Após o aquecimento, Frechou vai descansar três dias no parque e, então, iniciar a subida solitária da rota Eagle´s Way.

Este texto foi escrito por: Webventure