Webventure

Free Style tem destaque na final dio Circuito


Paola (esq) e Renata formam única dupla feminina (foto: Luciana de Oliveira)

Campinas (SP) – Ressuscitado no início do ano, quando foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro da modalidade e o Brasil chegou a ter representantes nos Jogos Aéreos Mundiais, o Free Style veio para ficar. Esta é a opinião dos pára-quedistas que tornaram este estilo o mais disputado na última etapa do Circuito Ford Ranger 2001 e do Brasileiro que acontece neste fim de semana, em Campinas (SP).

Misto de pára-quedismo e dança, o free style tem sete duplas na disputa dos títulos, entre elas a que deve ser a primeira no país formada só por mulheres: Renata e Paola. Com muito bom humor, elas decidiram criar a Gravity Chicks às vésperas da competição. Renata já competiu nas outras etapas acompanhadas de câmera flyers masculinos. Ela já era amiga de Paola, que mora nos EUA e começou na modalidade há quatro anos. “O fato de termos esta amizade facilita a conversa e a interação. Ser o único time feminino já torna a experiência especial”, diz Renata.

Impulso – É a primeira vez que o Brasileiro de free style acontece junto com a disputa de outras modalidades do pára-quedismo, como a Formação em Queda Livre (FQL), Free Style e Sky Surf. No Carnaval deste ano, foi realizada a primeira disputa nacional e os qualificados, entre eles Renata, tiveram a oportunidade de competir na Espanha, durante os Jogos Aéreos Mundiais, ao lado das maiores feras do mundo.

Neste evento, a modalidade está sendo julgada pela norte-americana Kama Mountz e seus seis alunos do curso iniciado ontem, na própria Azul do Vento. Para as meninas, a dupla favorita é formada por Luciana Ramos e Felipe Brother. “Eu não me considero a melhor. Acho que todos têm condição de disputar o título”, diz Luciana. “O certo é que o free style é a modalidade mais gostosa, veio para ficar e vai crescer bastante.”

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira