Webventure

Freio a disco com sistema a cabo

O <i></img>Dia-Tach Spiral Stop</i> (foto: Bobby Nogueira)” /><br /></br>
O <i>Dia-Tach Spiral Stop</i> (foto: Bobby Nogueira)</div>
<p>Freios a disco vem se tornando cada vez mais populares nas mountain-bikes. É uma tendência forte para o futuro do mountain-bike, atualmente existem diversos e eficientes sistemas de freio a disco. O mais comum são os freios com acionamento hidráulico que por exigirem uma alta tecnologia tornam-se muito caros.</p>
<p>Com o acionamento a cabo é preciso somente do disco / caliper (sistema do freio / burrinho / pastilhas / mola) e do cubo que serve para fixar o disco. Já os manetes de freios podem ser o mesmo utilizado para <i>v-brakes</i>, ou seja a manutenção se torna fácil, o preço fica menor e a reposição de cabos e conduites é fácil.</p>
<p>O <i>Dia-Tach Spiral Stop</i> é um excelente a disco com acionamento a cabo. A <i>Dia-Tech</i> que é uma subdivisão da monstruosa <i>Dia-Compe</i> me forneceu este freio dianteiro direto de Taiwan para testes, após dois meses e quilômetros pedalados, testando no Iron Biker, em aventuras e expedições cheguei a algumas conclusões sobre o freio.</p>
<p>Primeiro o que mais me impressionou e a rapidez do retorno do manete após seu acionamento. O posicionamento do caliper permite que o cabo trabalhe num ângulo em que seu retorno seja rápido a macio.</p>
<p>No caliper existe uma mola que contém três opções de ajuste do manete de freio: acionamento macio, médio e duro. Optei pelo macio que tem impressionado muita gente que o acionou na minha bicicleta pela sua maciez e eficiência no retorno. O trabalho desta mola é ao acionar o manete, ele a tencionara fazendo o burrinho mover-se e pressionar as pastilhas contra o disco. Assim que soltar o acionamento do manete a mola tencionada ira rapidamente retornar a sua forma natural, ou seja, não tencionada retornando o conjunto inteiro rapidamente.</p>
<p>Seu rendimento durante a trilha é bastante satisfatório fazendo com que após alguns acionamentos as pastilhas aqueçam e sua potência duplique, como em carros de corrida onde é preciso um pré-aquecimento de um aquecimento de pneus e freios para ganhar maior aderência. No <i>Dia-Tech</i> quanto mais acionado mais potente ele se torna.</p>
<p>Outra grande diferença dos freios a disco em relação aos <i>v-brakes</i> é que seu sistema de frenagem é baseado onde a física (inércia) age no movimento da roda, ou seja no cubo. Assim ao acionar o disco você ira parar o movimento da roda, e não bloquear o aro como fazem os <i>v-brakes</i>. Tornando o sistema a disco como freios ABS, dificilmente iram travar a roda por completo.</p>
<p>Por incrível que pareça, estes freios são muito mais baratos que os freios hidráulicos, muito mais simples e a com manutenção bem mais fácil. Para conhece-los ao vivo é só me procurar nos maiores eventos de mountain-bike do Brasil que lhe mostrarei e falarei mais sobre o <i>Dia-Tech Spiral Stop</i>. Até a próxima!</p>
<p><strong><em>Este texto foi escrito por: Bobby Nogueira</em></strong></p>
</body></html>