Foto: Pixabay

Freire Neto fala sobre o desempenho dos nordestino com a chegada do Sertões ao Nordeste

Redação Webventure/ Offroad

Os cearenses Riamburgo Ximenes/ Stanger Eller (foto: Caetano Barreira/ www.webventure.com.br)
Os cearenses Riamburgo Ximenes/ Stanger Eller (foto: Caetano Barreira/ www.webventure.com.br)

Direto de Palmas (TO) – Rumo ao litoral, em busca do sol, mar e água fresca! A caravana do Rally Internacional dos Sertões aponta o rumo em direção ao Nordeste para a segunda metade da prova após cinco etapas. Neste domingo (22), os competidores e sua “trupe” desembarcaram na capital do Tocantins, Palmas e se instalaram às margens do Rio Tocantins, na praia da Graciosa.

O brasileiro José Hélio Rodrigues, atual campeão, é o líder entre as motos. Entre os quadriciclos, Robert Nahas é o melhor até agora. A bordo do Tuareg/VW, a dupla Giniel de Villiers/ Dirk von Zitzewitz lidera com folga. Entre os caminhões, os paulistas Edu Piano/ Davi Fonseca, com o navegador cearense, Sólon Mendes, seguem como favoritos para o bicampeonato.

Nesta segunda-feira (23), o rali chegará ao Nordeste. Os guerreiros do cross-country irão enfrentar o dia mais longo: serão 682 quilômetros entre Palmas e Balsas (MA), sendo 536 km, passando pelo deserto do Jalapão.

“Um fim de semana de luta, quase 1.000 quilômetros entre Niquelândia, passando por Paranã, até chegarmos em Palmas. O importante é chegar bem para a segunda parte da prova”, disse o navegador natalense, Flávio França, que compete ao lado do piloto baiano, Daniel Oliveira. Após dois dias sem competir, com problemas no carro, a dupla “Potiba” – Potiguar e baiano -, voltou a correr no sábado e concluíram duas etapas. “O importante foi voltar à prova. Andamos no sábado e domingo para terminar. Amanhã (segunda-feira) vamos para o tudo ou nada. Aceleraremos forte”, disse Daniel. A dupla terminou o domingo com o 17º tempo e ocupam o 12º lugar na categoria protótipo.

Liderança – O baiano João Franciosi, campeão em 2006, também está tendo um excelente desempenho no Sertões em 2008. Ao lado do navegador, Rafael Capoani, é o melhor nordestino na prova com o terceiro lugar no geral e liderando a categoria Super Production.

A dupla cearense Riamburgo Ximenes/ Stanger Eller está fazendo bonito e já ocupam a quarta colocação no geral e lideram a categoria Protótipo. “Estou feliz com os resultados. O carro está rendendo bem, mas estamos apenas no meio do rali e tem muita coisa para acontecer. O importante é seguir assim, sem problemas e mantendo a tocada”, ressaltou o piloto, que foi campeão em 1999 no geral.

Outro piloto da terra de Iracema, Armando Bispo, que corre ao lado do baiano Vinícius Castro, também lidera a categoria Production e ocupa 21º lugar no geral. “Tivemos problemas na suspensão, o carro é muito baixo e teve problemas neste domingo, mas continuamos terminando todas as especiais. Vamos chegar até Natal”, disse o pastor Armando.

Para o navegador Vinícius Castro, o dia foi complicado para a navegação. “Estava complicado, mas conseguimos terminar sem maiores problemas”, ressaltou. A dupla Cleber Rodrigues/ Eduardo Rebouças (CE) ocupa a 26ª posição no geral e a 11ª na Super Production. “No sábado, tivemos problemas com o radiador, colocamos durepox. Na largada da especial deste domingo, estava tudo bem, mas quando terminamos o dia, não tinha mais água no radiador. Ainda bem que chegamos e bem”, disse Cleber.

Entre os quadriciclos, o único representante nordestino, Márcio Oliveira (RN), conseguiu terminar bem as duas especiais difíceis do fim de semana, e ocupa o quarto lugar no Rally dos Sertões 2008. “A especial de velocidade de sábado foi muito dura e complicada. O importante era terminar, sem problemas e não forcei. Neste domingo, a navegação foi difícil e apesar de menor (140Km), também não estava fácil. Muita gente com problemas”, comentou o piloto potiguar.


Freire Neto é jornalista profissional, com 10 anos de atuação. Assina uma coluna semanal chamada Motores & AÇÃO há 6 anos e a 5 anos possui um programa de tv com o mesmo nome. Em 2008, iniciou parceria com a BAND e lançou mais uma produção para TV, o programa diário, BAND ESPORTES & AÇÃO. Especializado em off-road, automobilismo e esportes, Freire atua em todo o Nordeste e em alguns outros pontos do Brasil. As informações e opiniões contidas neste texto não expressam necessariamente, a filosofia do Webventure.

Este texto foi escrito por: Freire Neto*, especial para o Webventure

Last modified: junho 22, 2008

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure