A prova feminina do mountain bike nas Olimpíadas de Sydney, que deu ouro à italiana Paola Pezzo, no último sábado, teve também seu lado polêmico. A espanhola Margarita Fullana, atual campeã mundial, acusou Pezzo de ter provocado um acidente que tirou suas chances de vitória. “Não foi justo o que Paola fez”, disse Fullana, aos prantos,
enquanto recebia a medalha de bronze. A prata ficou com a suíça Barbara Blatter.
Fullana liderava a prova, após ultrapassar Blatter, quando foi alcançada por Pezzo no km 12 de prova. Quando estavam nos 6.9 km finais, elas bateram entre si. A espanhola saiu da pista, enquanto Pezzo conseguiu manter o equilíbrio e seguiu sozinha na liderança.
“Não estou dizendo que teria vencido, mas não foi um movimento justo de Paola”, disse Fullana.
“Esta é a segunda vez que a Pezzo faz isso. Ela fez exatamente a mesma coisa no campeonato europeu do ano passado”, completou o marido da biker, Miguel Rodello.
Balanço – A vitória de Pezzo não foi nenhuma surpresa, afinal a italiana foi ouro em Atlanta/96, mas no ranking mundial ela aparece apenas na 12ª colocação, tendo feito uma temporada de pouco destaque até então. A decepção de Sydney foi para a norte-americana Alyson Dunlap, número 3 do mundo, que terminou a prova apenas na sétima posição. O Brasil não teve representantes no feminino. Confira abaixo as cinco melhores nas Olimpíadas.
Olimpíadas de Sydney – resultados
Feminino
Ouro – Paola Pezzo (ITA) – 1h49min24s38
Prata – Barbara Blatter (SUI) – a 27s04
Bronze – Margarita Fullana (ESP) – a 33s01
4) Alla Epifanova (RUS) – a 1min21s05
5) Alyson Sydor (CAN) – 2min54s94
Este texto foi escrito por: Webventure