Webventure

Funatura organiza a manifestação Grito do Cerrado

Nos dias 09 e 10/9 vai acontecer na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), a manifestação Grito no Cerrado, que tem como objetivo sensibilizar e alertar sobre a importância de ações urgentes voltadas para a conservação do ecossistema do cerrado.

O evento terá a participação de representantes de entidades ambientalistas e do Governo Federal, artistas e cidadãos comuns, e foi idealizada pela Rede Cerrado e organizações não-governamentais que trabalham com este tema.

No primeiro dia está prevista a realização de uma mesa redonda sobre a Proposta de Emenda Constitucional PEC/Cerrado, no Auditório do Anexo IV, na Câmara dos Deputados Federais. Além disso, está sendo programada uma Feira de Experiências Sustentáveis, com produtos elaborados de uso sustentável de recursos naturais do Cerrado e de ações voltadas para a conservação do Bioma. A mostra será na área externa do MMA Gramado do Canteiro Central, das 10h às 22h.

A passeata terá acesso livre e contará com a participação de todos os interessados, bem como o apoio de artistas para a mobilização, com bonecos gigantes, pernas de pau, palhaços e tocadores de instrumentos. O local previsto para a manifestação é a Esplanada dos Ministérios área externa próxima ao MMA (gramado), a partir de 10h.

Nosso cerrado – Entre as savanas do planeta, o cerrado é a mais rica, responsável sozinha por 5% de toda a biodiversidade global. As estimativas indicam que abriga mais de 10.000 espécies de plantas, sendo 4.400 endêmicas, ou seja, que só existem no cerrado. Com relação à fauna, o bioma conta com cerca de 837 espécies de aves, 161 espécies de mamíferos, com 19 endêmicas, 150 espécies de anfíbios, das quais 45 endêmicas; 120 espécies de répteis, das quais 45 endêmicas.

Segundo levantamento recente, pelo menos 53% de toda a área de Cerrado brasileira foi desmatada, extinguindo animais e flora, erodindo os solos, assoreando e contaminando os rios, e expulsando famílias e comunidades inteiras para a periferia dos centros urbanos. E se continuar o ritmo atual de desmatamento, poderá acabar em até o ano de 2030, de acordo com a Conservação Internacional.

Este texto foi escrito por: Webventure