Proeiro trabalha no Piratas do Caribe (foto: Oskar Kihlborg/ VOR)
A Volvo Ocean Race 2005-2006 atraiu para o mundo da vela um público novo, que lembrava do esporte somente nas conquistas olímpicas e hoje já tem até um barco brasileiro para torcer, o Brasil 1. Além de um velejador brasileiro em uma equipe estrangeira, Lucas Brun, tripulante do holandês ABN Amro 2.
Para você entender melhor o que se passa em uma regata, o Webventure explica quais são as funções a bordo e o que cada velejador faz durante uma prova. A rotina em um barco da Volvo Ocean Race geralmente tem turnos de quatro horas, com seis pessoas trabalhando no convés e quatro descansando na cabine.
Em momentos como uma manobra ou uma troca de velas, todos os dez tripulantes sobem ao convés e, cada um com sua função, desempenham a tarefa em conjunto, explicou Lucas Andrade, velejador carioca que passou pela seleção para fazer parte da tripulação do ABN Amro 2. Trabalho em equipe é fundamental para o bom andamento de uma tripulação, mas, para isso, cada um precisa saber muito bem o que fazer e quando fazer as manobras.
Mesmo especialista na sua função, os velejadores podem ser solicitados para desempenhar outras tarefas a bordo. Um bom velejador consegue fazer bem todas as tarefas a bordo. Com certeza todos os velejadores da Volvo Ocean Race são especialistas em todas as funções, comentou Andrade.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa
Last modified: abril 2, 2006