Proeiro trabalha no Piratas do Caribe (foto: Oskar Kihlborg/ VOR)
A Volvo Ocean Race 2005-2006 atraiu para o mundo da vela um público novo, que lembrava do esporte somente nas conquistas olímpicas e hoje já tem até um barco brasileiro para torcer, o Brasil 1. Além de um velejador brasileiro em uma equipe estrangeira, Lucas Brun, tripulante do holandês ABN Amro 2.
Para você entender melhor o que se passa em uma regata, o Webventure explica quais são as funções a bordo e o que cada velejador faz durante uma prova. A rotina em um barco da Volvo Ocean Race geralmente tem turnos de quatro horas, com seis pessoas trabalhando no convés e quatro descansando na cabine.
Em momentos como uma manobra ou uma troca de velas, todos os dez tripulantes sobem ao convés e, cada um com sua função, desempenham a tarefa em conjunto, explicou Lucas Andrade, velejador carioca que passou pela seleção para fazer parte da tripulação do ABN Amro 2. Trabalho em equipe é fundamental para o bom andamento de uma tripulação, mas, para isso, cada um precisa saber muito bem o que fazer e quando fazer as manobras.
Mesmo especialista na sua função, os velejadores podem ser solicitados para desempenhar outras tarefas a bordo. Um bom velejador consegue fazer bem todas as tarefas a bordo. Com certeza todos os velejadores da Volvo Ocean Race são especialistas em todas as funções, comentou Andrade.
Timoneiro É quem guia o barco. Fica na roda de leme, o timão, e dita tanto a direção em que o barco vai como avisa quando as manobras serão realizadas.
Tático Diz ao time o que fazer durante a regata, para onde ir e quando fazer as manobras. Principalmente em uma prova curta, como a in port race e um match race. O tático fica sempre atento às mudanças de vento e na direção que o veleiro está indo, assim como em seus adversários.
Navegador – O Navegador em uma perna da Volvo Ocean Race passa grande parte do tempo na sala de navegação, recebendo boletins meteorológicos e auxiliando o comandante nas decisões de rota. Quando está no convés, ele ajuda quem estiver precisando, pode exercer várias funções.
Trimmer – É o que faz a regulagem das velas. Trimmer vem do inglês e se refere à catraca usada pelo velejador para regular as velas. Geralmente uma pessoa cuida da regulagem da vela grande a principal do veleiro e outro fica com o balão e a genoa velas de proa. A regulagem das velas, apertar ou folgar, é feita para ter o melhor aproveitamento do vento em relação ao ângulo da velejada.
Proeiro – O proeiro cuida da preparação das velas no momento da troca. É o que mais trabalha. Um bom proeiro é metade do bom desempenho de uma tripulação, comentou Lucas Andrade. Se ele falhar em algum momento e a vela não abrir na hora certa, o barco perde várias posições em uma regata curta.
Secretaria – Responsável por liberar ou prender os cabos, adriças e escotas em uma manobra ou troca de vela. Trabalha sempre na entrada da cabine, onde ficam os Stopers, peças que funcionam como freios para os cabos.
Comandante – Na verdade, o comando do barco não é uma função, e sim um posto. É ele quem tem a última palavra no veleiro, e é o responsável pela tripulação. A palavra do comandante é tida como ordem a bordo. Geralmente ele ocupa a função de timoneiro ou tático e é sempre auxiliado pelo navegador nas decisões.