Canoagem no G4 Challenge 2003 (foto: Divulgaç?£o)
Direto do Rio de Janeiro (RJ) – Um dos poucos mega eventos de aventura, o Land Rover G4 Challenge, escolheu o Brasil, mais precisamente a praia de Copacabana na cidade do Rio de Janeiro, para receber uma das etapas esportivas do calendário mundial em maio do próximo ano.
A decisão foi anunciada hoje (24/5) no Rio de Janeiro, em uma apresentação para jornalistas.
Foram apresentados os coordenadores do evento e de marca: Simon Day, Nick Horn, Luiz Tambor e Michel Meril e o secretário de Esportes do Rio de Janeiro.
Não será uma etapa repleta de aventura como a cidade tem potencial de abrigar e próprio evento imprime. A arena contará com quadras de vôlei de praia e uma pista off-road nas areias – que seguirá conduta ambiental – nada muito parecido com a característica exótica e de aventureira.
Na realidade, os organizadores tiveram a idéia de aproveitar a capacidade da Cidade Maravilhosa, que por si só já é notícia, e unir forças para divulgar ainda mais o evento no panorama mundial e no próprio país. A etapa passada, em 2003, a etapa urbana foi nos Estados Unidos.
O G4 Challenge, que une vários esportes de aventura em um jogo de adultos, tem o objetivo de desafiar os participantes em um game de várias etapas, em que o cérebro é melhor usado que os músculos, segundo o próprio Nick, diretor de comunicação.
Os carros usados no evento também foram apresentados no evento no Rio de Janeiro, os Tangiers Orange, que são os atuais veículos de competição da Land Rover.
Para Luiz Tambor, diretor da Land Rover no Brasil, “o lado comercial do evento é forte, porque o mercado vem crescendo e estamos acompanhando isso. Os esportes outdoor e sua filosofia de vida cada vez mais têm espaço e nosso público tem direta relação com isso”, conclui.
Global Four (Timimg Zone) Challenge, o nome do desafio (challenge) remete aos quatro fusos horários que ela percorre, passando pelo aspecto de global. São 18 equipes, de 20 países participantes: Argentina, África do Sul, Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Chile, Costa Rica, Espanha, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, Reino Unido, Rússia, Tailândia e Turquia.
Os esportes a serem praticados são off-road em condições extremas, escaladas, trekking, ciclismo, canoagem, descida em rappel, natação e outras a serem definidas.
Cada país seleciona 3 competidores, com pelo menos uma mulher nesse grupo, que vai para a seletiva mundial, na Inglaterra. Na seletiva brasileira, são dois dias em que os inscritos passam por várias provas de físicas e estratégias. Outros conhecimentos importantes são testes de mecânica, primeiros-socorros e orientação.
Apenas três fazem um teste final entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro do ano que vem em Eastnor Castle, na Inglaterra. Após os cindo dias de provas, um brasileiro somente participará com outros 17 escolhidos no G4 Challenge. Outros dois ficam na reserva.
As etapas do G4 acontecem a partir de abril de 2006, com largada em Bangcoc, na Tailândia, no dia 23 de abril. De lá, seguem para o Laos, local de selvas e montanhas próximo à fronteira com o Vietnã e Camboja, entre 24 de abril a 4 de maio.
Copacabana – A terceira etapa é brasileira e acontece no dia 7 de maio, no Rio de Janeiro. A praia de Copacabana receberá um complexo esportivo na faixa de areia, com quadras de vôlei e pista para veículos 4×4. No mar, será preparada uma raia para as disputas de caiaques e natação. A estrutura contará, ainda, com arquibancadas, instalações médicas, administrativas e tendas para alimentação.
Na fase final do desafio, os participantes seguem para a Bolívia, em 9 de maio, para a última etapa. São 12 dias de prova, incluindo a travessia da famosa Estrada da Morte, com cenários inesquecíveis e a aventura de chegar a quatro mil metros acima do nível do mar na Cordilheira dos Andes, passando pelo maior deserto de sal do mundo, o Deserto de Uyuni.
O vencedor será anunciado após a última prova, chamada de Separator, no dia 20 de maio em Tarija, na Bolívia. O prêmio é um veículo 4X4 Range Rover 2006, da Land Rover.
Qualquer pessoa pode participar e para isso deve se inscrever até dia 31 de agosto de 2005 no site do evento. As inscrições de brasileiros são esperadas pela organização.
É necessário ter fluência na língua inglesa, trabalhar bem em grupo, idade mínima de 21 anos, cidadania legal no Brasil, habilitação de motorista sem suspensão prévia, passaporte válido pelo menos até novembro de 2006 e mínimo de 2 anos de experiência como motorista.
Não é uma competição que acontece no quintal de qualquer país; somos globalizados, dispara o diretor de prova Simon Day.
Segundo explicou Nick Horn, são quatro semanas, em quatro etapas, em quatro países, em dois continentes. O número cabalístico ou de marketing é bom, e obedece a um critério rigoroso de seleção: em outubro deste ano, haverá a seleção final. Dos três brasileiros escolhidos em julho apenas um representante continuará na aventura. A organização prevê 10 mil inscrições on line para a primeira seletiva.
As seletivas começam este ano com término previsto para o início de 2006 e os países que compõem o grupo são: Argentina, Austrália, Brasil, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Japão, Holanda, África do Sul, Espanha, Rússia, Taiwan, Turquia e Reino Unido. As vagas restantes são completadas por concorrentes de duas nações: uma para Bélgica/Luxemburgo e outra para Chile/Costa Rica.
Para se inscrever, acesse o site www.landrover.com.br/g4/index.asp.
Este texto foi escrito por: Cristina Degani