Foto: Pixabay

Galeria de fotos da primeira expedição invernal ao monte Shishapangma em 2004

Redação Webventure/ Montanhismo

Jean-Christophe Lafaille em uma de suas últimas fotos  no Makalu (foto: Jean-Christophe Lafaille)
Jean-Christophe Lafaille em uma de suas últimas fotos no Makalu (foto: Jean-Christophe Lafaille)

Clique aqui e veja a galeria de fotos do montanhista na escalada do monte Shishapangma, em 2004, nas mesmas condições que no monte Makalu: no inverno e sem uso de oxigênio suplementar.

O francês Jean-Christophe Lafaille foi o primeiro montanhista a escalar o monte Shishapangma no inverno, na temporada de 2004. O alpinista, um dos melhores do mundo, morreu em janeiro de 2006, na escalada no inverno do monte Makalu ().

A última notícia foi de que Lafaille esteve a 5.300 metros no dia 24/01, 6.900 no dia 25 e 7.600 no dia 26, quando conversou com a esposa Katie pela última vez. Era ela quem atualiza o site www.jclafaille.com enquanto Lafaille estava em expedições.

Sem mais notícias do alpinista, começaram as tentativas de achá-lo a partir de 30 de janeiro, com o helicóptero. Em 7/02, Katie anunciou oficialmente que Lafaille estava morto, pois não foi encontrado após 11 dias de desaparecimento. Não há condições de sobrevivência por muito tempo na montanha, principalmente no inverno.

Fica a homenagem a mais este grande montanhista, que acreditava nas expedições a mais de 8 mil metros sem uso de oxigênio suplementar e que colaborou incentivando diversos montanhistas a continuarem neste ideal.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure

Last modified: fevereiro 9, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure