Competidor cumpre rapel (foto: Cassio Nagato/Paletada Adventure)
A segunda etapa do circuito Paletada Adventure 2006 aconteceu de 20 a 21 de maio, em Salvador (BA). No sábado (20), às 14h, houve uma prova de pré-qualificação, no Parque Metropolitano de Pituaçu. Às 20h do mesmo dia, os competidores e a organização se reuniram para o briefing.
No domingo (21), a largada da disputa ocorreu às 9h10, no Shopping Aeroclube Plaza Show, na Boca do Rio. Mas antes, houve uma homenagem de 1 minuto de silêncio ao montanhista e corredor de aventura Vitor Negrete. O atleta morreu em 19 de maio após chegar ao cume do monte Everest pela face norte sem o uso de oxigênio.
A corrida de aventura urbana reuniu 68 atletas e teve como vencedores o quarteto Gantuá Rhanc Fitness Integral Médica e a dupla Extreme 2. A prova de aproximadamente 50 km foi composta por 22 postos de controle (PCs) e pelas modalidades bike and run, trekking, mountain bike, natação, rapel, costeira e tirolesa. Ao todo, 13 quartetos e 8 duplas participaram da competição.
Segundo o diretor de prova Anderson Magalhães, os atletas, que esperavam por uma disputa urbana de baixo nível técnico e com o percurso permeado por áreas urbanas, se surpreenderam. A corrida passou pela cidade, no entanto, percorreu matas e trechos pouco visitados e de difícil acesso de Salvador, completa.
A corrida largou da cidade baixa, foi para a cidade alta e se finalizou na primeira. Pontos turísticos como Pelourinho, Solar do Unhão, Mercado Modelo, Elevador Lacerda e a Baía de Todos os Santos estiveram na prova e o momento mais urbano da competição foi entre o PC 19/PC Buzu e o PC 20/Jardim dos Namorados. Para sair do primeiro posto de controle e chegar ao último, os atletas podiam pegar ônibus da linha metropolitana ou percorrer os 3 km num trekking.
A disputa se definiu no PC 20, quando a Gantuá assumiu a liderança e abriu uma vantagem de 33 minutos em cima da Espírito Selvagem, que conquistou a segunda colocação da prova.
Às 15h42, a Gantuá cruzou a linha de chegada, no Shopping Aeroclube Plaza Show, e cumpriu a corrida em 6h32. Às 16h02, chegou a Extreme, às 16h13, a Makaira e às 16h18, a Espírito Selvagem. Apesar de terem chegado, respectivamente, na segunda e na terceira posições, a Extreme e a Makaira, foram penalizadas pela organização. A primeira em 40 minutos porque cumpriu uma perna da natação andando e a segunda em 25 minutos por perder a seqüência de um PC. Desta forma, a Espírito Selvagem subiu da quarta para segunda posição.
Com essa vitória, a Gantuá continua liderando o ranking dos quartetos com 260 pontos. Em segundo lugar, está a Espírito Selvagem com 222 e na terceira colocação, a Makaíra, com 196.
A primeira dupla a atravessar a reta final foi a Extreme 2 às 6h02. A equipe terminou a competição em 8h52 e foi seguida pela Brabrus/Insanos, no segundo lugar, e pela Belga Team, na terceira colocação.
Apesar dos 140 pontos conquistados com a vitória, a Exteme 2 se encontra na segunda posição do ranking. Os 126 pontos do Brabrus/Insanos colocaram o time na terceira colocação da pontuação do campeonato, isso porque, ambas as duplas não participaram da primeira etapa, na Praia do Forte (BA). Os 112 pontos da Belga Team foram somados aos 120 da primeira fase e a adição manteve a equipe no primeiro lugar do ranking das duplas com 232 pontos.
A próxima etapa do circuito será de 8 a 10 de setembro, mas a localidade ainda não foi definida. O Paletada Adventure é válido pelo Circuito Baiano de Corrida e pelo Try On Adventure Meeting.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: junho 1, 2006