Luana tem apenas 16 anos (foto: Divulgação)
Luana Rech, de apenas 16 anos, é a mais nova convocada da seleção brasileira de canoagem feminina. Ela entra no lugar de Bruna Gama, que se contundiu no mês passado e foi cortada dos Jogos. A atleta passou por uma cirurgia no ombro e se recupera em Porto Alegre (RS).
A perda de Bruna foi sentida por toda a equipe, pois era uma das meninas que integrava o K4 feminino, disputaria o K1, e vinha treinando forte para estas provas, afirma Álvaro Koslowisky, técnico da canoagem feminina.
Luana entra na equipe para a disputa do K4 (embarcação para quatro atletas). Já no K1, o lugar de Bruna ficou para Naiane Pereira, que já estava convocada e também competirá no K4. Completando a seleção também estão: Daniela Alvarez e Ariela Pinto.
Disputa da vaga – Duas atletas disputaram a vaga de Bruna: Luana e Mayara Cardoso, reserva da seleção. A escolha foi do próprio técnico, julgando que Luana tem um nível técnico parecido com o de Bruna.
A Luana faz parte da equipe permanente de canoagem feminina desde o começo do ano, e só não fez parte antes do grupo que estará no Pan porque na época da seletiva estava voltando de uma contusão e não teve bons índices naquele dia. Porém, no último Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade, realizado em abril, em Curitiba, ela já estava recuperada e foi uma das melhores atletas daquela competição, explica Álvaro.
A atleta rema há quase quatro anos e vai para seu primeiro Pan-americano. Testamos e vimos que o potencial da Luana para o Pan é muito importante tecnicamente para a equipe, pois ela dá força ao conjunto do K4 que rende mais com ela na embarcação. Esperamos que todos possamos fazer um ótimo pan-americano para a canoagem feminina, comentou o técnico.
As provas de canoagem nos Jogos acontecem de 25 a 27 de julho, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.
Este texto foi escrito por: Webventure