Webventure

Garoto de 13 anos é o mais jovem a chegar ao cume do Monte Everest


Jordan Romero é o mais jovem a escalar o Everest (foto: Divulgação/ ExplorersWeb/ Jordan Romero)

O norte-americano Jordan Romero, de apenas 13 anos, chegou ao cume do Monte Everest (8.850m) nesta madrugada (22), e se tornou o escalador mais jovem a chegar ao topo da montanha mais alta do mundo.

No alto do Everest, Jordan ligou para mãe nos Estados Unidos e contou que falava com ela “do topo do mundo”. O adolescente chegou ao cume ao lado do pai, Paul Romero, e da madrasta, Karen Lundgren, ambos atletas de corrida de aventura que estiveram por diversas vezes no Brasil participando de competições. Todos se abraçaram e choraram muito pela conquista.

Jordan é detentor de vários recordes no montanhismo. Com apenas 10 anos, foi o mais jovem a escalar o Monte Kilimanjaro, na África, com 5.892m. Depois disso, ele escalou as montanhas mais altas de cada continente em busca de outro recorde: completar os Sete Cumes. Embora tenha escalado sete picos após chegar ao cume do Everest, os montanhistas consideram a Antártida na conta dos Sete Cumes, faltando para Jordan o Maciço Vinson, que possui 4.892 m. O garoto escalou duas montanhas na Oceania, Kosciuszko e Pirâmide Carstensz.

No fim de 2009, em entrevista exclusiva ao Webventure, Jordan contou o sonho de escalar a montanha mais alta do mundo. “Na minha escola, na quarta série, eu passava por um cartaz e olhava por ele, pensava como era escalar aquilo. Meu pai foi me buscar na escola um dia e eu disse ‘Pai, eu quero escalar os Sete Cumes’, e ele disse sim”, contou o garoto.

Mais jovem – Antes de Jordan, o nepalês Mingkipa Sherpani, de 15 anos, era o detentor do recorde de ser o mais jovem a escalar o Everest. Ele chegou ao cume da montanha em 2003, ao lado da irmã, Lhakpa, que tinha 16 anos na época.

Sete Cumes – Confira as montanhas que Jordan escalou:

Este texto foi escrito por: Redação Webventure