Foto: Pixabay

Gastronomia de montanha não é sinônimo de miojo

Redação Webventure/ Montanhismo

Os chefs-montanhistas (foto: Luciana Ricciardi)
Os chefs-montanhistas (foto: Luciana Ricciardi)

O Clube Alpino Paulista (CAP) promoveu, no último dia 20, seu 1º Concurso Gastronomia de Montanha, do qual participaram nove montanhistas-cozinheiros. O Webventure esteve presente no evento e publica abaixo as receitas concorrentes. Todas elas foram feitas no dia da competição, com utensílios de acampamento (fogareiro e panelas), e nenhuma podia conter alimentos industrializados. Todas as receitas já foram feitas em viagens.

Os juízes foram os também montanhistas Silvério Nery, Helena Coelho e Robson Abileck. A escolha da receita campeã levou em conta cinco critérios (não necessariamente nesta ordem): peso dos ingredientes a serem carregados na mochila, praticidade de preparo, criatividade da receita, possibilidade de improviso na hora da feitura e, claro, sabor.

A organizadora do evento, Simone Miranda, disse que teve a ideia a partir de um concurso realizado pelo Centro Excursionista Universitário da USP-SP (CEU). Como sempre gostou de cozinhar e é uma daquelas que acredita que “não é preciso só comer miojo na montanha”, Simone decidiu fazer uma versão da competição gastronômica para o CAP. A intenção é que ocorra pelo menos uma por ano.

Ingredientes do molho roux
1 colher rasa de curry em pó (quantidade variável, de acordo com o gosto)
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres rasas de sopa de farinha de trigo

Modo de preparo do molho
Derreter a manteiga e misturar com a farinha e o curry. Mexer até a manteiga dourar um pouco. Depois de formada uma pasta, reservar.

Ingredientes do prato principal
Meia cenoura média
Meia batata média
Meia cebola média
1/3 de linguiça calabresa defumada
1 pacote de arroz de saquinho
Meio tablete de caldo de carne sabor picanha

Modo de preparo
Encher meia panela média de água e esperar ferver. Depois, colocar nesta ordem: o saquinho de arroz, os legumes picados, a linguiça e o caldo de carne (o roux ainda não). Completar com água 2/3 da panela e cozinhar por 20 minutos. Retirar o saco de arroz e reservar. Inserir o roux no caldo de legumes que se formou. Deixe no fogo até este caldo engrossar, se transformando em um creme. Se necessário, corrigir o sal e servir em seguida, acompanhado do arroz. Serve uma porção.

Ingredientes
500 gramas de macarrão para yakisoba instantâneo
350 a 500 gramas de legumes para yakisoba (ainda em casa, lave, corte e centrifugue os legumes, para que aguentem mais tempo fora da geladeira)
200 gramas de pastrami fatiado
1 bandeja de lombo de porco defumado
1 lata de atum sólido (prefira o com óleo, para refogar a cebola e o alho nele)
1 pimentão
1 a 2 cebolas pequenas
Dentes de alho
Azeite (se não houver o óleo do atum)
Molho shoyu

Modo de preparo
Coloque em uma panela um pouco de óleo. Refogue o alho triturado ou picado bem fino, junte a cebola em rodelas e o pimentão picado. Aos poucos, também junte o pastrami cortado e o lombo, ambos em tiras, deixando-os fritar um pouco. Então coloque os vegetais com o shoyu, mexendo tudo. Tampe a panela e deixar ali por apenas alguns minutos (sem cozinhá-los muito, apenas para que peguem o gosto do tempero). Acrescente o atum e mexa, mas sem quebra-lo. Reserve a mistura. Variação: tempere com um pouco de gengibre e açúcar, ou óleo de gergelim, ou ainda uma maça picada. Na sequência, cozinhe o macarrão, adicionando sal ou tempero em pó a seu critério. Antes de o macarrão ficar pronto, tire-o da água (é importante que ele não esteja 100% cozido). Junte na panela uma porção do macarrão para uma pessoa, fritando-o com shoyu e sempre mexendo. Então acrescente uma porção do molho, coloque mais um pouco de shoyu, misture e frite. Sirva esta porção imediatamente. Rende duas porções.

Ingredientes
1 frango de mais ou menos 1,5 quilo cortado nas juntas (ou frango picado em cubos)
4 xícaras de chá de arroz
3 tomates picados sem peles e sementes
2 cebolas picadas
1 dente de alho picado
250 gramas de toucinho ou bacon cortado em tiras
300 gramas de linguiça toscana em rodelas (ou linguiça portuguesa)
150 gramas de paio cortado em rodelas
3 colheres de sopa de óleo de milho (ou de banha de porco)
100 gramas de ervilhas frescas
1 folha de louro
300 gramas de folhas de repolho branco
Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo
Salgue e apimente os pedaços de frango. Esquente o óleo numa panela e doure as tiras de toucinho. Retire e reserve. Na mesma panela, refogue os pedaços de frango, o que pode ser feito em etapas. O frango deve ficar bem douradinho. Retire e reserve. Ainda na mesma panela, refogue as rodelas de paio e de linguiça, que devem ficar bem douradas. Retire e reserve. Coloque a cebola e o alho na panela e refogue rapidamente (a cebola deve apenas murchar, sem mudar de cor). Junte o arroz e refogue tudo durante uns três ou quatro minutos, mexendo com a colher de pau. Acrescente os tomates, as ervilhas e a folha de louro. Retorne à panela os pedaços de frango, o toucinho, o paio e a linguiça. Cubra com um litro e meio de água quente. Salgue e apimente com cuidado (atenção, pois os embutidos e o toucinho já são salgados). Cozinhe no fogo médio durante aproximadamente 30 minutos. Corte as folhas de repolho branco com a mão e coloque na panela. Misture tudo muito bem e cozinhe durante mais aproximadamente 20 minutos. Se necessário, coloque mais água. Verifique o ponto e o tempero. O Arroz de Braga é mole, molhado, diferente do prato do dia a dia, soltinho. E vai bem com vinho cabernet sauvignon ou merlot brasileiro. Rende quatro porções.

Ingredientes
1 fatia grossa de gengibre
1 cebola pequena, em cubos
200 gramas de blanquet de peru ou de frango, em cubos
1 batata grande, em pedaços
1 cenoura grande, em pedaços
Óleo
Curry
Sal
Pimenta

Modo de preparo
Refogue com óleo a cebola e o gengibre e depois adicione o peru (ou frango), refogando tudo por alguns minutos. Após este processo, acrescente o curry, o sal e a pimenta. Adicione a altura de um dedo de água, apenas para evitar que os alimentos se queimem. Então adicione a cenoura e refogue todos os ingredientes. Assim que a cenoura estiver parcialmente cozida, coloque a batata. Após refogar a batata, adicione quantidade de água suficiente para cobrir os alimentos. Reduza o fogo e cubra, mexendo ocasionalmente, de 15 a 20 minutos. O prato estará pronto quando todos os alimentos estiverem cozidos. Sirva imediatamente. Rende duas porções.

Ingredientes
350 gramas de macarrão fusilli grano duro
100 gramas de queijo provolone
Meia colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite
Orégano
Sal

Modo de preparo
Cozinhe meia-porção do macarrão, colocando três xícaras de água com um pouco de sal (lembre-se o provolone já é salgado). Enquanto o macarrão cozinha, pique o queijo em pequenos cubos e reserve-o. Quando o macarrão estiver ao dente, escorra a água e acrescente a manteiga. Misture bem, sem destruir os macarrões, espalhando os pedaços de provolone sobre o macarrão. Polvilhe com orégano e regue com duas colheres de sopa de azeite. Tape a panela por alguns minutos para o queijo derreter. Se quiser, deixe mais um pouco para fritar. Retire do fogo e sirva em seguida. Rende duas porções.

Ingredientes
200 gramas de bifum (macarrão de arroz oriental)
50 gramas de funghi secchi
50 gramas de shitake desidratado
2 colheres de chá de gergelim preto
2 colheres de chá de gergelim torrado
3 a 4 colheres de sopa
2 dentes de alho
Shoyu a gosto
Óleo de gergelim para temperar (opcional)

Modo de preparo
Ferva água suficiente para cobrir os funghi e cobrir o bifum. Reserve a água do bifum. Coloque os funghi de molho na outra parte da água quente. Enquanto eles se hidratam, pique o alho. Então coloque o azeite e o alho na panela, deixando este dourar. Reserve. Retire os funghi da água, pique não muito pequenos e os coloque para refogar no alho rapidamente (se precisar acrescente um pouco de água). Coloque um pouco de shoyu, um pouco de óleo de gergelim e reserve. Coloque a água para ferver novamente e coloque o bifum por um minuto fora do fogo. Após este minuto, escorra a água e junte rapidamente os funghi. Misture tudo e retire do fogo. Salpique com os dois gergelins e, ao servir, acrescente azeite e shoyu a gosto. Rende uma porção.

Ingredientes
2 litros de caldo de legumes fervente
1/4 de xícara de azeite
1 cebola média picada
300 gramas de fundo de alcachofra em conserva no azeite (em cubinhos)
2 xícaras de arroz arbóreo
Meia xícara de vinho branco seco
100 gramas de presunto cru em fatias rasgadas
2 colheres de sopa de salsinha picada
1 xícara de queijo parmesão ralado

Modo de preparo
Antes de tudo, faça um caldo de legumes com tabletes para dois litros de água fervente. Separe este caldo. Depois, na mesma panela, aqueça o azeite e frite a cebola, até esta ficar macia e dourada. Adicione a alcachofra, refogando por trinta segundos. Junte o arroz e frite-o, mexendo por um minuto. Despeje o vinho na panela, misture e espere o vinho evaporar. Acrescente uma concha do caldo e cozinhe, mexendo sempre, até o caldo evaporar. Junte aos poucos o caldo restante, sem parar de mexer, por 25 minutos ou até o arroz ficar ao dente. Adicione o presunto, a salsinha e metade do parmesão. Mexa. Sirva polvilhando com o parmesão restante. Rende quatro porções.

Ingredientes
1 xícara de arroz integral
3 xícaras de água
1 tablete de caldo de legumes
Ingredientes a gosto: canela, noz moscada, cravo, uva passa, nozes e amêndoas

Modo de preparo
Ferver a água na panela. Misturar todos os ingredientes e cozinha-lo por 30 minutos, servir logo em seguida. Rende duas porções.

Ingredientes
8 linguiças toscanas
6 batatas
6 cebolas
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 maço de couve manteiga
200 ml de azeite de oliva extra virgem
1 pacote de orégano

Modo de preparo
Utilizando uma panela alta, espalhe as linguiças no fundo dela, formando um círculo junto à lateral e deixando um buraco no centro. Neste buraco, coloque as batatas cortadas em seis pedaços, até ficar na altura das linguiças, e os pimentões cortados em tiras. Em seguida, coloque as cebolas cortadas em quatro pedaços sobre as linguiças e as batatas. Regue tudo com azeite e polvilhe com orégano. Então, coloque as folhas de couve e manteiga sobre tudo, fazendo uma tampa e apertando bem as bordas. Regue novamente com azeite e polvilhe com orégano. Tampe a panela e cozinhe por 20 a 30 minutos em fogo médio. Sirva em seguida. Rende quatro porções.

Este texto foi escrito por: Luciana Ricciardi

Last modified: julho 25, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure