Foto: Pixabay

Gaúcho de bicicross começa com polêmica

Redação Webventure/ Biking

A primeira prova do Campeonato Gaúcho de Bicicross foi disputada ontem, no Grêmio Atiradores, em Novo Hamburgo. Na pista, 80 pilotos de Novo Hamburgo, Bagé, Santa Cruz, Venâncio Aires, Sapucaia do Sul, Campo Bom e Sapiranga foram organizados em 16 categorias. A prova quase foi cancelada por causa da decisão do clube de cobrar pelo estacionamento.

Os vencedores nas principais categorias foram Gerson Ricardo
Krindges, na Elite Men, e Vítor José Plentz, na Elite Cruiser. Na arquibancada do clube familiares e aficcionados pelo esporte assistiam na sombra às provas.

A idade dos atletas inscritos variava tanto quanto seu tamanho. Novatos de seis anos e profissionais de até 50 anos deram um show de velocidade e destreza. A categoria de novatos de 9 a 10 anos foi a primeira a largar. A disputa maior ficou por conta das categorias principais.

Na Elite Men por causa dos 11 inscritos, houve duas largadas. A Elite Cruiser teve apenas três participantes. Três meninas disputaram espaço na pista com a maioria masculina. Márcia Duarte Adorne, 13 anos, de Cachoeira do Sul, competiu pela categoria Boys 12 anos. Ela
começou a treinar em 1995, depois que viu o irmão Lucas, de 14 anos, participar de provas.

Agora Márcia divide a sua paixão pelo bicicross com o vôlei, modalidade esportiva em que foi eleita atleta revelação em 1999. Alguns dias antes da prova, a biker quebrou três costelas e disputou o campeonato enfaixada. O patrocínio vai garantir sua presença no Mundial de Bicicross, que será realizado de 21 a 28 de julho, em Córdoba, na Argentina.

Discussão – A primeira prova do campeonato gaúcho também foi marcada pela polêmica. Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Bicicross, Francisco Silveira, a direção do Atiradores resolveu na sexta-feira cobrar cinco reais pelo estacionamento. A decisão foi criticada pelo presidente da Confederação. Conforme ele, é a primeira vez que um clube cobra por esse serviço e isso abre um novo precedente no esporte que tem como principal público as famílias dos atletas.

No quadro geral de pontos por clubes, o Grêmio Atiradores de Novo Hamburgo ficou em primeiro com 260 pontos, seguido do 19 de Julho de Sapiranga (242), Santa Cruz Bikers Clube (218), Equipe Bageense KR Bicicross (192), Campo Bom Bicicross Clube (178) e Moto Clube Venâncio Aires (122). A próxima prova, conforme o calendário da Federação Gaúcha de Bicicross, será no dia 30 de abril, em Campo Bom.

A expectativa agora fica por conta do Campeonato Brasileiro que se realizará no próximo fim de semana em Brusque. A previsão é de que 40 pilotos gaúchos participem da competição.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: março 13, 2000

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure