Ao todo foram 150 competidores percorrendo mais de 300 quilômetros sob o sol catarinense (foto: Divulgação/Domicio Somariva Filho)
A Expedição Xokleng Bravos 2009, corrida de aventura que aconteceu no último fim de semana (31 e 1), em Araranguá (SC), teve domínio gaúcho na edição deste ano. Em meio a 150 competidores percorrendo mais de 300 quilômetros sob o sol catarinense, as equipes do Rio Grande do Sul foram campeãs de todas as disputas.
Na categoria aventura, o time Onça Alada, de Santa Maria (RS), conquistou a primeira colocação. Já na expedição dupla, foi a vez dos aventureiros do Arco e Flecha, de Nova Petrópolis (RS), seguidos pelos Caverá e pelos Big Wall, ambos de Porto Alegre (RS). Na terceira categoria, a expedição quarteto, outras duas equipes gaúchas chegaram na frente: os Lagartixa, de Porto Alegre (RS) e os Papaventuras, de Venancio Aires (RS).
O primeiro dia de disputa começou no sábado, às 6 horas da manhã. As equipes de vários estados brasileiros saíram guiadas por dois mapas de 90x130cm. Na primeira parte da prova, que prometia passar por praias, dunas, lagoas, rios, trilhas e serras do extremo sul catarinense, os competidores largaram em direção da Plataforma de Pesca, onde teriam pela frente 40 quilômetros de canoagem pelas lagoas do Caverá e Sombrio.
Após horas na água, os competidores tiveram que pedalar pelos municípios de São João do Sul, Praia Grande e Jacinto Machado, em busca do primeiro ponto de parada, o Engenho Velho. Lá, os competidores puderam descansar e se alimentar.
Momento crítico – No segundo dia de evento, às 5 horas da manhã, os competidores voltaram correr, desta vez em direção a Cambara do Sul. Nesta parte da prova, o sol escaldante fez com que muitos times desistissem, ou por causa da fadiga ou por causa de bolhas nos pés.
As bikes voltaram a estar no caminho dos competidores, agora com destino a São José dos Ausentes, local onde os aventureiros teriam uma descida em uma tirolesa guiada sobre a cachoeira do Vale das Trutas. A partir desse ponto, os participantes estariam diante da reta final da prova: descer a serra da Rocinha até Timbé do Sul, 28 quilômetros de canoagem e, por último, alguns quilômetros de trekking. Para comemorar, muita festa do público que esperava os guerreiros na base montada em Caverá.
Confira os resultados da prova
Categoria aventura
1º) Onça Alada, de Santa Maria (RS)
2º) Kuaray, de Rio do Sul (SC)
3º) Bike Aventura, de Ibirama (SC)
Categoria expedição dupla
1º) Arco e Flecha, de Nova Petrópolis (RS)
2º) Caverá, de Porto Alegre (RS)
3º) Big Wall, de Porto Alegre (RS)
Categoria expedição quarteto
1º) Lagartixa, de Porto Alegre (RS)
2º) Papaventuras, de Venancio Aires (RS)
3º) BMG Trotamundo, de Belo Horizonte (MG)
Este texto foi escrito por: Webventure