Luiz Alvim descreve no Webventure a escalada do gelado Ojo Del Albino, no extremo sul da América. Faça como ele, mande sua história também!
Estivemos durante o Carnaval em Ushuaia, onde, além dos belos trekkings pelo Parque Nacional Terra del Fuego, fomos conferir o Glaciar Ojo Del Albino. Saindo da cidade de Ushuaia pela “Ruta 3”, andamos cerca de 20 km até chegarmos ao Refúgio Nunatak, onde pegamos os equipamentos para escalada em gelo e seguimos nosso caminho.
Saindo do refúgio, caminhamos por um campo encharcado por cerca de 40 minutos, logo após entramos por um bosque onde se caminha mais uns 40 minutos em meio a muita lama e atoleiros. Logo após o bosque, chegamos a um rio glacial e seguimos acompanhando morro acima até La Laguna.
O contorno da laguna demora cerca de 30 minutos e leva à base da montanha. Neste trecho já passamos de bosques e turbas para uma paisagem quase lunar. Local ideal para uma parada e um lanche rápido. E como, mesmo no verão as temperaturas no local variam em torno de quatro a 10 graus, é bom sempre carregar algo quente para beber.
Enfim, a neve! – Reabastecidos, começamos uma escalaminhada que dura mais ou menos três horas. A cada minuto que passa olhamos para trás e vemos La Laguna cada vez menor até virar um ponto verde. Neste momento, começam a aparecer as primeiras manchas de neve que, sem problema cruzamos, ainda sem grampões.
Logo após esta etapa, as cores mudam para branco e um tom de azul inigualável. Hora de parar tomar mais um fôlego, colocar os grampões e seguir em frente e acima, escutando a cada passo os pregos furando o gelo que ali se encontra há milhares de anos. Sempre tomando muito cuidado com as gretas encobertas com uma fina camada de neve, que parecem sempre famintas por seres humanos. Na parte plana do glaciar, encontramos um poço cheio de água e uma tonalidade de azul ainda mais linda. Valeu a pena experimentar aquela água pura e cristalina.
A descida é bem mais rápida e, embora bem cansados, deu para curtir muito o visual do vale de La Laguna. Para quem estiver pela Terra Do Fogo e estiver a fim de uma aventura, fica aí a nossa dica, tanto do Ojo Del Albino quanto a escalada ao Cerro Alvear.
Este texto foi escrito por: Luiz Felipe