Webventure

Georgiano de 61 anos é o mais idoso no topo do Everest

Katmandu, Nepal – Lev Sarkisov, um georgiano de 60 anos, guia de montanha profissional, se tornou o alpinista mais idoso a alcançar o cume do Everest, superando em um dia o feito do espanhol Ramón Blanco, que até então era a pessoa mais velha a chegar ao cume, aos 60 anos e 161 dias, em 1993. A informação foi divulgada ontem (16/05) pelo Ministério de Turismo do Nepal

O recordista, que tem cidadania na Armenia e na Geórgia, chegou ao topo do mundo na última quarta-feira (12/05), junto com outros três alpinistas georgianos – Georgians Benedict Kashakashvili, de 35 anos, o líder da Expedição; o piloto Afi Gigani, de 47; e Bidzina Gujabidze, de 39, geólogo e guia de montanha. Acompanhado por dois guias sherpas, o grupo permaneceu uma hora no cume, antes de descer para o acampamento-base.

O mais jovem – Arvin Timilsina esperava bater outro recorde do Everest na semana passada. Aos 15 anos, o nepalês queria ser o mais jovem a chegar ao cume. Mas com dificuldades para respirar e quase cego pela neve, ele acabou desistindo da tentativa quando já estava perto do cume. Se insistisse na subida, ele não teria oxigênio suficiente para voltar ao acampamento-base.

“Foi uma escolha entre o cume e a vida”, disse. Timilsina esperava quebrar a marca de outro nepalês, Shambu Tamang, que escalou o monte aos 17 anos, em 1973.

Desaparecimento – Um alpinista britânico foi declarado desparecido ontem, no Everest. Michael Matthews, de 22 anos, foi visto pelo última vez na quinta-feira passada (13/05), descendo do cume. Ele escalava o monte com outros dois alpinistas.

Este texto foi escrito por: Webventure