O entrosamento da equipe e o conhecimento da raia ajudaram na vitória do Ginga (foto: Alexandre Koda/ www.webventure.com.br)
O barco da classe HPE 25, Ginga, voou baixo durante os quatro dias de regata do Warm UP em Ilhabela (SP), evento que serve como segunda etapa da Copa Suzuki Jimny, além de ser um aquecimento para a Semana de Vela. Sob o comando de Breno Chvaicer, o veleiro formado por jovens talentos locais venceu a competição.
Acho que isso é resultado de toda dedicação e amor ao esporte que esses meninos possuem, relata Breno. O espírito de equipe foi importante. Não nos envolvemos em nenhum protesto neste campeonato e vencemos na água, completa.
Apontado pelos adversários como o barco a ser batido, a vantagem do Ginga é que toda a tripulação, com exceção do comandante, mora e treina em Ilhabela, então conhece a raia minuciosamente. Foi um critério de indicação entre eles. Temos o Vicente Monteiro, que considero um dos melhores timoneiros do Brasil. Os demais integrantes são Marcelo de Jesus e Eduardo de Souza Matheus.
Além da vitória, o evento serviu como treinamento para a Semana de Vela, que será realizada na próxima semana na ilha. Estamos com toda a energia para tentar manter esse espírito competitivo da equipe, finaliza o comandante.
Vice-campeão
A segunda colocação ficou com o Bond Girl/Suzuki Jimny, comandado por Rique Wanderley, que manteve uma regularidade durante os quatro dias de competição. Já faz tempo que o pessoal do Ginga tem se dedicado aos treinos, eles não pararam, então estão um nível acima e mereceram a vitória, comenta Rique.
No primeiro dia de competições o vento forte (15 nós) e mar mexido foram a característica das regatas, no segundo o sol abriu e trouxe vento fraco, enquanto no terceiro o vento sul entrou no Canal de São Sebastião com cerca de oito nós, mas mudou muitas vezes de direção. Nesse sábado não foi fácil a velejada. Saímos mal e viemos muito de trás na primeira regata, enquanto na segunda marcamos o Ginga para garantir o segundo posto.
Ao contrário dos campeões, que podem se dar ao luxo de treinar todos os dias na raia da competição, Rique e seus comandados precisam voltar à rotina diária de trabalho. Velejar é um hobby para nós, então voltaremos para São Paulo, mas sábado que vem estaremos de volta aqui para a Semana de Vela de Ilhabela.
O Ginga somou 17 pontos perdidos no total, já contando o descarte. Nas três primeiras regatas eles somaram um ponto perdido, na quarta foram sete pontos, quinta um ponto, sexta cinco pontos, sétima um ponto e oitava oito pontos.
O Bond Girl/Suzuki Jimny teve 23 pontos após as oito regatas, já contando o descarte, com as seguintes colocações: terceiro, quarto, segundo, oitavo, segundo, terceiro, terceiro e sexto.
A terceira colocação ficou com o Match Point Sharkbroker (30 pontos perdidos), a quarta com o Avantto (37) e a quinta com o Bixiga (42). O Max/Oakley, de Bruno Prada, obteve a sexta posição geral, com 46 pontos perdidos.
A Copa Suzuki Jimny XI Circuito Ilhabela de Vela Oceânica terá mais duas etapas até o final do ano. A terceira será disputada nos dias 17, 18, 24 e 25 em setembro e a última em 26 e 27 de novembro e três e quatro de dezembro, também no Yacht Club de Ilhabela.
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda
Last modified: junho 25, 2011