Giniel e Dirk são os campeões do Dakar 2009 (foto: David Santos Jr/ www.webventure.com.br)
A sorte sorriu para Giniel de Villiers. Neste sábado, o sul-africano, que corre em dupla com Dirk Von Zitzewitz, terminou a última etapa do Rally Dakar com mais uma vitória e conquistou o título da competição mais importante de off-road do mundo. Com o resultado, De Villiers ficou com 48h10min57 na soma total dos tempos, 8min59s à frente dos companheiros de equipe Volkswagen Mark Miller e Ralph Pitchford.
Neste último dia, os pilotos completaram o percurso de 227 quilômetros entre Córdoba e Buenos Aires, na Argentina. A dupla campeã terminou o trecho cronometrado em 1h35min43s. A segunda colocação do dia foi de Leonid Novitskiy/ Oleg Tyupenkin, da BMW, com Krzysztof Holowczyc/ Jean Marc-Fortin (Nissan) em terceiro.
O título de De Villiers acabou com a hegemonia da Mitsubishi e colocou a Volkswagen no topo do pódio. O sul-africano herdou a liderança na quinta-feira, quando o seu companheiro de equipe, Carlos Sainz, sofreu um acidente que causou uma lesão no ombro do navegador Michel Perin e obrigou a dupla a abandonar a prova. Curiosamente, em 2007 a situação foi inversa, e depois de dominar o Dakar nos primeiros dias, De Villiers teve problemas com o carro e perdeu a liderança.
É quase inacreditável que vencemos o Dakar, até o décimo dia estávamos na terceira colocação. Era muito difícil vencer, mas aí me lembrei que há alguns anos, o Stepháne Peterhanser era o líder e teve um problema no carro, uma quebra na suspensão. Qualquer coisa é possível e foi uma grande surpresa para mim, disse o piloto na chegada à Buenos Aires.
O Touareg da dupla, de acordo com Villiers, não teve problemas durante a prova. “O carro foi brilhante, melhoramos o que era preciso e não tivemos problemas técnicos. O rali foi difícil, tivemos problemas, nos perdemos, ficamos parados por um bom tempo. Teve muitas situações complicadas, que exigiram muito”, relembrou Villiers.
Saiba mais de Giniel de Villiers
Nos últimos anos Giniel de Villiers se estabeleceu entre os principais pilotos de off-road do mundo, mas faltava uma conquista no Dakar. Em 2007 ele ficou bem próximo do título. Após liderar por nove dias a corrida, ele teve um problema inesperado com o carro e ficou longe do título, na 11ª colocação geral.
Para vencer o Dakar você tem de cometer o menor número de erros possíveis, mas também precisa de sorte. Em 2007, nós fomos azarados, disse Giniel, que neste ano herdou a liderança do companheiro, Carlos Sainz, que sofreu um acidente na 12ª etapa, quando estava na primeira colocação do Dakar e teve de abandonar a competição. “Lamento pelo Carlos Sainz, é um grande piloto, não sei o que aconteceu ao certo, mas a batida foi triste. Os dois estão bem”, afirmou o piloto.
Sobre a prova ser realizada na América do Sul, o piloto vencedor garantiu que não teve muitas diferenças, comparando às provas na África. Para mim, as dificuldades foram as mesmas que nas provas na África. Tiveram muitas pegadinhas durante a prova, tinha que manter a cabeça tranqüila para não se confundir. Foi uma grande idéia trazer a prova para cá, as pessoas sempre apoiavam durante o trajeto, me diverti demais e quero voltar em breve”, revelou.
Giniel conquistou também a última edição do Sertões no Brasil, que serviu como preparação para o Dakar. Ele ficou muito motivado com esta vitória, disse o navegador Dirk Von Zitzewitz. Desde 2007 aprendemos como é liderar, mas agora sentimos o gosto da vitória, completou Dirk.
Classificação da 14ª etapa
1) Giniel de Villiers/ Dirk Von Zitzewitz (Volkswagen) 1h35min43s
2) Leonid Novitskiy / Oleg Tyupenkin (BMW) a 2s
3) Krzysztof Holowczyc/ Jean Marc-Fortin (Nissan) a 17s
4) Joan Roma/Lucas Cruz Senra (Mitsubishi) a 38s
5) Guerlain Chicherit/Matthieu Baumel (BMW) – a 50s
Classificação final do Rally Dakar
1) Giniel de Villiers/ Dirk Von Zitzewitz (Volkswagen) 48h10min57s
2) Mark Miller/ Ralph Pitchford (Volkswagen) a 8min59s
3) Robby Gordon/ Andy Grider (Hummer) a 1h46min15s
4) Erick Tollefsen/ Quin Evans (Nissan) a 6h04min34s
5) Krzysztof Holowczyc/ Jean Marc-Fortin (Nissan) a 6h37min49s
Este texto foi escrito por: Webventure