Godoy (à esq.) e Klever esperam mostrar às pessoas que fazer o Dakar sem prejudicar o meio-ambiente é algo possível (foto: Divulgação/João Pires/Reunion Press )
Giovanni Godoi fará sua estréia no Rally Dakar, prova que começa no dia 1º de janeiro, na Argentina e no Chile. Sem muita experiência na função de navegador, já que costumava trabalhar nos bastidores do esporte, Godoi terá a importante função de guiar o experiente piloto Klever Kolberg pelos mais de 9.000 quilômetros de competição.
Para tanto, o navegador acredita que toda técnica ganha durante os 20 anos que trabalhou com o automobilismo, nove deles na modalidade off-road, compensará a falta de conhecimento em seu novo posto.
Eu participei do Sertões sempre nos bastidores como mecânico, preparador, apoiador técnico. Então dessa parte eu não tenho problemas. Como participação dentro do carro, eu fiz duas nos Sertões, sendo que da última vez eu participei com um caminhão T4. Comparado com o Klever, eu tenho pouca experiência na parte de navegação. Mas acho que eu compenso pela parte técnica. O objetivo é não deixar o carro parar, explicou.
Pioneirismo – Para a prova de 2010, a dupla brasileira está com um projeto pioneiro, que foi apresentado oficialmente nesta terça (15). A novidade será o carro movido a etanol, uma Pajero Sport. Para tanto, a equipe levará uma estrutura diferenciada para a novidade, já que o carro tem necessidades especiais.
Entre as peças que serão levadas, o destaque fica para os 50 pneus que serão trocados durante as 15 etapas do rali. Os pneus que nós usamos hoje foram desenvolvidos em uma época que eu comecei a participar nos carros, que foi marcada pela criação de componentes e peças. Inclusive, eu fiz parte desse time de desenvolvimento, contou Godoi, que espera mostrar às pessoas que fazer o Dakar sem prejudicar o meio ambiente é algo possível.
Este texto foi escrito por: Caio Martins
Last modified: dezembro 15, 2009