Monumento às três raças. (foto: Agetur – Goiânia.)
Direto de Goiânia (GO) – Pela segunda vez, Goiânia será o ponto de partida do Rally dos Sertões, que comemora sua décima primeira edição em 2003.
Situada na região central do Brasil, Goiânia é considerada uma das mais promissoras capitais do país. Impulsionada originalmente pela pecuária e pela agricultura, a economia do município apoia-se hoje principalmente no comércio, prestação de serviços e na indústria, sobretudo de alimentos, vestuário, móveis e mineração.
História – Durante o primeiro governo Vargas, Goiânia surgiu da necessidade de uma nova sede administrativa para o Estado de Goiás. Hoje, tem cerca de 1 milhão e 56 mil habitantes e ocupa 1.100 hectares de área urbanizada, dos quais cerca de um terço constituído de áreas verdes transformadas em parques, praças e jardins.
Turismo – Num raio de pouco mais de cem quilômetros de distância estão as localidades que compõem o roteiro das cidades históricas. O ecoturismo também vem se desenvolvendo nos arredores da capital até a conhecidos centros de turismo de natureza como a Chapada dos Veadeiros, Chapadão do Céu e o Rio Araguaia. Tudo acessível por rodovias e a menos de 500 km da capital goiana.
Como toda capital, a vida noturna é também marca registrada de Goiânia. Suas opções de lazer incluem, além dos parques, feiras e museus, quatro shopping centers de grande porte e variados bares e casas noturnas.
Nas proximidades de um desses shoppings, o Flamboyant, foi montado todo o “circo” do Rally dos Sertões para eventos como o prólogo (tomada de tempo) e a largada promocional com todos os carros, motos e caminhões.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira