Os amantes do off-road serão premiados com encontros e cursos no local. (foto: Theo Ribeiro)
A Goodyear inaugurou no dia 16 de novembro o mais moderno campo de provas de pneus da América Latina, na cidade de Americana, a 133 km da capital paulista. O complexo tem 380 mil m² e um investimento de US$ 8 milhões. E o melhor: ainda possui um espaço para os amantes do off-road.
Nosso objetivo é ter no mesmo espaço tanto uma pista para testes de pneus como um espaço off-road, explicou Jorge Karagulian, gerente de marketing de produto da Goodyear.
Tudo começou em 1997 quando Ricardo Glória, atual gerente de engenharia automotiva do campo de provas da América Latina, recebeu a missão de descobrir o que era necessário para avaliar os pneus das novas montadoras que estavam chegando no Brasil. Assim, ele foi para os Estados Unidos e Europa para ter uma idéia de como era realizado este tipo de trabalho em outros países.
Quando voltou, começaram os trabalhos. Peguei as melhores partes das pistas dos Estados Unidos e Europa e coloquei tudo em um lugar só, contou Glória. “Desde então o complexo está sendo construído em fases”, explicou.
No primeiro momento projetamos toda a parte de asfalto, com retas e curvas. O VDA (Vehicle Dynamics Area), ou área para testes dinâmicos de veículos em pista molhada é a segunda fase e que está sendo inaugurada agora. A terceira são as pistas de frenagem no molhado, com diferentes coeficientes de atrito e que ficará pronta no começo do ano que vem, completou Glória.
Mas todo esse trabalho tem um porquê. O objetivo do campo de provas é testar a performance, como ruído, vibração, conforto, dirigibilidade no seco e molhado, distância de frenagem e principalmente a segurança, vendo se o carro freia bem ou mal, se o pneu escorrega, se responde rápido e de maneira correta, esclareceu o gerente de pista.
Off-road – Em um terreno enorme, bem ao lado da pista usada para testes em asfalto, foi montada a Goodyear Off-Road Center, uma área para testes de pneus off-road, formada por dois grandes anéis.
O anel externo tem 3 km de extensão com uma reta de 700 m e diversos tipos de curvas de alta de baixa velocidades, simulando um rali. Já o anel interno possui 1,5 km e serve para testar veículos 4×2, como jipes e caminhonetes. A pista interna conta ainda com rampas com inclinações de até 45º, trechos com lama, “caixa dágua” com 50 cm de profundidade, duas pontes de madeira, trecho com inclinação lateral, três trechos de pedras com até 30 cm de tamanho e outros dois de torção de chassi.
A área já está sendo usada por algumas equipes de off-road como Chevrolet e Vedacit, que ajudam nos testes dos pneus. Queremos aproximar o público off-road e amantes da aventura, com cursos e encontros de jipeiros. Além disso, queremos fazer um prólogo de uma competição aqui na pista da Goodyear, disse Jorge Karagulian. Com isso também conseguimos aproximar mais o nosso cliente e mostrar que a Goodyear está bastante envolvida no seguimento off-road, completou.
Este texto foi escrito por: Camila Christianini
Last modified: novembro 19, 2004