Webventure

Gouveia fatura prêmio de escalada no exterior


Anderson Gouveia tenta agora ir à semifinal de Copa do Mundo. (foto: Jorge Nicola/Webventure)

Vice-campeão brasileiro de escalada esportiva em 2003, o paranaense Anderson Gouveia conquistou importante reconhecimento internacional. Ele conquistou o segundo lugar em um concurso da empresa tcheca Lanex Climb Ropes, que reuniu mais de dez mil projetos de escalada em todo o mundo.

Gouveia faturou o vice-campeonato com o projeto intitulado “Evolução da Escalada Latino-americana”.

“É uma realização profissional. Um prêmio que chega depois de um esforço de 14 anos num esporte pouco conhecido”, comemora. “Receber esse prêmio é muito importante porque pode ser um começo de incentivos a atletas brasileiros e também motiva muito a nova geração de escaladores.”

Agora o paranaense mostra planos ainda mais ousados. Ele quer se tornar o primeiro sul-americano a passar para etapas semifinais em uma Copa do Mundo de Escalada. Ele treina há seis meses para conseguir colocar em prática seu objetivo.

“Nunca deixo de me motivar”, conta Gouveia, de 27 anos. Ficará outros três meses na Europa, apenas para se dedicar aos treinos e se aprimorar.

E é no Velho Continente que acontecem as três primeiras etapas da Copa do Mundo – a primeira em Imst, na Áustria, no mês de maio; a segunda em Zurique, na Suíça, em junho; e a terceira em Chamonix, na França, em julho.

Este texto foi escrito por: Webventure