O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, afirmou que a partir deste mês irá permitir a atuação de empresas privadas em parte dos serviços e equipamentos nos Parques Nacionais. Os serviços terceirizados serão, entre outros, a exploração de restaurantes, bares e hotéis. O objetivo do Governo Federal seria arrecadar para melhorar o serviço de conservação e o atendimento aos usuários.
A notícia vem gerando discussões envolvendo ambientalistas e também praticantes de esportes de aventura. Entre pontos que, segundo eles, devem ser levados em consideração está o possível aumento de visitantes e a liberação da prática esportiva, incluindo abertura de trilhas de longo percurso.
Segundo a divulgação do ministério, antes de terem serviços terceirizados, os parques deverão estar com seus planos de manejo
atualizados. Esses planejamentos determinam as “regras” do local, como o número de pessoas que poderá visitar a unidade a cada dia. O desafio será fazer com que funcione em todas as 44 Unidades de Conservação que o país possui hoje.
Carta ao ministro – Montanhistas enviaram carta a Sarney Filho, pedindo que a medida possibilite também: a abertura oficial das trilhas que propiciam caminhadas de vários dias com pernoite e das vias de escalada já existentes nos Parques Nacionais; criação de novas oportunidades de trilhas longas; a não-obrigatoriedade de acompanhamento de guias para “visitantes treinados e acostumados a essas atividades”; e a implantação, recuperação e manutenção de um sistema de trilhas, locais de acampamento e abrigos.
Qual a sua opinião sobre este assunto? Participe da enquete, na home do Webventure.
Clique aqui e veja no Aventura Brasil o conteúdo sobre Parques e Reservas.
Para saber mais sobre os parques e sua regulamentação, visite o site do IBAMA: www.ibama.gov.br.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 5, 2001