Webventure

Governo toma posse da área total do Parque Estadual dos Três Picos


Parque Estadual dos Três Picos (foto: Divulgação/ Filippo Croso)

No dia 12 de agosto, uma ação judicial inédita deu ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão da Secretaria de Estado do Ambiente, a posse total do parque Estadual dos Três Picos, na região de Teresópolis. A propriedade de 126 hectares, conhecida como Fazenda Vale dos Deuses, antes particular, agora poderá ser acessada por visitantes. Com a posse, o total do Parque é de 58.790 hectares.

Bernardo Collares, presidente da Federação de Montanhismo do Rio de Janeiro (FEMERJ) acredita que a desapropriação da Fazenda Vale dos Deuses foi um passo importante para a população. “Com a posse, as pessoas poderão usar a área da melhor maneira, e no caso específico do montanhismo, existe a idéia de transformar a casa já existente no local em um núcleo da modalidade, ou em um abrigo de montanha. Fora já explorar a existente área de camping”, explicou o dirigente sobre a área, que também é um ponto estratégico da gestão da Unidade de Conservação.

Antes da ação, o ex-dono da área, Mazacaro, cobrava das pessoas que passavam pelo espaço e, para Collares a posse do Governo evitará qualquer caso parecido na área do Vale dos Deuses. “Não creio ser necessário haver fiscalização, pois se algum outro proprietário decidir cobrar para passarem pelas terras, o parque saberá de imediato através dos freqüentadores e poderá tomar as medidas necessárias” disse.

Comemoração – Para os escaladores da região, a medida foi comemorada pelo fato da liberdade de transitar pelo Parque sem necessidade de taxas. “Além disso esse é mais um importante passo para que o parque tenha uma melhora de qualidade uma vez que teremos (no acesso as escaladas e caminhadas) administrados pelo parque e um futuro núcleo de montanhismo ali”, contou Bernardo.

No dia 22 e 23 de agosto, a FEMERJ organizará uma comemoração informal para escalar as rochas do parque. A entidade contará com a presença da Secretária Marilene Ramos, do presidente do INEA, Luiz Firmino Martins, entre outras autoridades.

Este texto foi escrito por: Bruna Didario