A terceira etapa da Michelin Le Mans Cup ocorre entre os dias 13 e 15 de junho, no tradicional circuito de Le Sarthe, na França, servindo como evento de apoio para a histórica corrida das 24 Horas de Le Mans. Este será o terceiro evento para a categoria, que iniciou seus trabalhos em Barcelona, Espanha, no início de abril.
Agora, o foco é total para a preparação da corrida mais importante do calendário. Nesta etapa, serão disputadas duas corridas: a primeira na quinta-feira (13) e a última no sábado (15). Cada corrida tem duração de aproximadamente uma hora e meia, podendo chegar a duas horas.
O piloto Ricardo Gracia Filho irá participar da prova como o único brasileiro da classe LMP3 com a equipe polonesa/espanhola Team Virage.
”É um sonho poder andar na pista de Le Mans. Acredito que tem tudo para dar certo, estou confiante no meu trabalho, no meu companheiro e também na minha equipe. Vamos para cima para conseguir um pódio nessa pista tão icônica e desafiadora”, comentou Ricardo Gracia Filho, patrocinado pela Sabesp.
O circuito de La Sarthe é a casa de uma das provas mais tradicionais do automobilismo. Considerada a maior do mundo, em termos de duração e importância, a corrida é realizada desde 1923.
Com 13,629 km de extensão, um dos maiores desafios para o piloto nessa pista é encontrar o equilíbrio entre as altas velocidades e o desgaste dos pneus. Vencer em Le Mans, mesmo nas categorias de apoio da prova principal, é um passo importante na carreira de qualquer piloto, uma vez que o traçado mistura tradição com um grande desafio de pilotagem.
”É uma pista que eu sempre quis correr, desde criança, então estou feliz de poder realizar mais esse sonho”, completou o piloto paulista.
Ricardinho faz dupla com o paraguaio Óscar Bittar na competição de 2024. Com bons resultados no automobilismo europeu, Ricardo Gracia Filho competiu no monoposto da Fórmula 4 por duas temporadas antes de migrar para a Le Mans, uma categoria que consiste em seis provas ao longo do ano.