Tripulação de Torben Grael que lidera o campeonato (foto: Daniel Costa / www.webventure.com.br)
Direto de Ilhabela (SP) – O terceiro dia de Match Race Brasil terminou sem a realização das regatas semifinais. O atraso por causa das mudanças repentinas de vento fez com que só a primeira fase fosse disputada, na qual todos competem contra todos e os quatro melhores passam para as semifinais.
Torben Grael terminou em primeiro lugar com cinco vitórias, todas na quinta e sexta-feira. Ele competiu contra dois futuros companheiros de Brasil 1, André Fonseca e João Signorini. Aqui prevalece o profissionalismo. Deixamos o companheirismo de lado, sabemos separar as coisas, disse.
Outros classificados foram, Alan Adler, André Fonseca e João Signorini. João também ficou com cinco vitórias, mas o primeiro critério de desempate é o confronto direto. Como Torben venceu a equipe de Signorini, ficou com o primeiro lugar. Adler tirou a vaga de Daniel Glomb na última regata do dia, vencendo Grael.
André Fonseca foi o destaque do dia, venceu as duas regatas que disputou, contra Adler e Alexandre Saldanha. Nas duas regatas, a estratégia de largada de Fonseca foi perfeita, pressionando os oponentes, colocando o barco na frente e cortando o vento.
Atrasos – Às três e meia da tarde o vento repentinamente mudou. Estava soprando de sul, direto da entrada do canal de São Sebastião, e passou a vir direto de Ilhabela. Nesse momento, Signorini e Fonseca estavam no meio da última regata e Torben e Adler disputando para largar.
A organização preferiu interromper a prova e mudar a bóia de lugar. As regatas ficaram mais curtas depois da re-largada. André Fonseca foi penalizado, mas conseguiu abrir vantagem para Signorini e pagou a penalização girar 360 graus, o que atrasa o caminho da equipe. Mesmo assim ficou na frente de Signorini. A Nívea Sun Cup também foi adiada para amanhã, às nove da manhã.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa