Webventure

Graham Dalton completa volta ao mundo em homenagem ao filho


Graham finaliza sua volta ao mundo em Bilbao na Espanha (foto: Luiz Fernando/ 5 Oceans)

Quando seu filho faleceu de câncer, em dezembro de 2005, o neozelandês Graham Dalton se propôs a realizar uma volta ao mundo solo a bordo de um novo barco. O sonho, que começou em outubro do ano passado na largada da Velux 5 Oceans, foi alcançado nesta segunda-feira, 18/06, quando o velejador finalmente concluiu seu desafio pessoal, em Bilbao, na Espanha, depois de diversos contratempos.

Os danos no mastro devido a uma tempestade o impediram de largar na data prevista. Depois foram diversas paradas para diferentes falhas técnicas e elétricas, contratempos como falta de combustível e suprimentos ou até mesmo a perda de seu bulbo, seguida de uma intoxicação alimentar e o roubo de seus equipamentos. No final da Perna 1 ainda foi avisado de que sua esposa Robbie tinha recebido o diagnóstico de câncer de mama, mas que já tinha sido removido com sucesso. Dalton nunca pensou em desistir.

A desclassificação – No dia 25/04 ele finalizou a segunda perna da competição, em Norfolk, nos Estados Unidos, no entanto não a tempo de iniciar a terceira etapa. De acordo com as regras, Dalton poderia relargar 72 horas depois que os demais, ou seja, no dia 22. Como não chegou dentro do limite de tempo, foi automaticamente desclassificado. Mesmo assim o neozelandês decidiu que terminaria a circunavegação. Para ele, desistir seria “uma falta de caráter”.

“Completar a corrida é algo que eu quero há 40 anos e pelo que tenho trabalhado minha vida inteira. Não apenas na Perna 2, mas minha vida inteira”, disse Graham quando ainda estava nos Estados Unidos. “Eu vou para Espanha. Eu disse antes e vou repitir, haverá neve no Equador antes que eu desista”, complementou.

No dia 01/06, o kiwi partiu bordo de seu Southern man AGD, que conta com as iniciais de seu filho, rumo a realização de seus objetivos. Ele chegou à Bilbao hoje, 18/06, às 2:15 GMT (11h15 do dia 17/06 Horário de Brasília).

Este texto foi escrito por: Webventure