Graham precisa finalizar segunda perna até 19/04 (foto: onEdition/ 5 Oceans)
Após ter ficado 21 dias em terra, no porto brasileiro de Fortaleza, devido a problemas técnicos e de saúde, além da perda de seu bulbo, Graham Dalton conseguiu voltar ao mar no dia 04/04, para completar a segunda perna da regata solo de volta ao mundo 5 Oceans. Nesta manhã o comandante neozelandês, que veleja contra o relógio para terminar a etapa a tempo, entrou em contato com a organização da prova e mostrou muito otimismo.
As expectativas são muito boas, declarou. Dalton precisa chegar ao seu destino final, Norfolk (EUA), até o dia 19/04, para que tenha o direito de voltar ao mar no dia 22/04 e realizar a terceira e última perna, que vai dos Estados Unidos até Bilbao, na Espanha. Segundo o regulamento, o competidor deve passar no mínimo 72 horas numa parada entre pernas. Os outros participantes já terão iniciado a última perna no dia 15/04, data oficial da largada.
O otimismo do neozelandês se deve as boas condições de tempo que tem encontrado pelo caminho, com ventos de 10.5 nós. Caso continue percorrendo sua média de 460 quilômetros por dia, Graham irá finalizar a etapa dois dias antes de seu deadline. Eu espero estar na próxima perna e espero muito estar na linha de chegada, disse.
Apesar dos ventos estarem soprando a seu favor e as condições se mostrarem positivas, Graham Dalton ainda tem que lidar com diversos fatores que prejudicam seu desempenho. Ele parou no Brasil para que pudesse fazer reparos técnicos, mas não esperava que a partir daí tivesse tantos problemas. O neozelandês teve uma grave infecção no estômago e enquanto se recuperava teve todo seu equipamento eletrônico roubado. Depois perdeu seu bulbo e foi obrigado a permanecer no Brasil até que construísse outro e o conectasse ao seu A Southern Man AGD.
Agora Dalton está velejando com informações mínimas sobre o tempo e navegação e conta apenas com um GPS e alguns mapas. Com certeza o neozelandês está usando muito de seu instinto e todas as suas habilidades e experiência para escolher sua rota. Segundo o último boletim desta manhã, o A Southern Man AGD está 500 quilômetros ao leste de Barbados, a ilha mais ao leste do Caribe.
Saiba os resultados desta perna:
1)Bernard Stamm (Cheminées Poujoulat) 48 dias, 22 horas e 59 minutos
2)Kojiro Shiraishi (Spirit of Yukoh) 60 dias, 6 horas e 47 minutos
3)Unai Basurko (Pakea) 68 dias, 18 horas e 20 minutos
4)Sir Robin Knox-Johnston 75 dias, 18 horas e 43 minutos
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: abril 10, 2007