O International Six Days Enduro chega a seu último dia com grandes expectativas para a decisão de hoje (08), no autódromo Eusébio, em Fortaleza (CE). No encerramento da competição, os pilotos vão enfrentar um teste especial Supermotard, em que as motos largam em baterias de 36 competidores para sete voltas que definirão os campeões da edição 2003 do evento.
Foram seis através de praias, serras, dunas e belíssimas paisagens do Nordeste brasileiro, num total de 1386 km, incluindo os testes especiais. De 275 pilotos que largaram no primeiro dia de competição, cerca de 290 pilotos chegaram à final. O maior obstáculo foi o calor, que castigou os pilotos durante toda a competição. A minha maior dificuldade em correr o Six Days no Brasil foi o forte calor. Chego a beber de 7 a 8 litros de água por dia. Para ter uma idéia, na minha cidade, que fica a 40 quilômetros de Helsinki, ao sul da Finlândia, no inverno faz 20 graus abaixo de zero, declarou o piloto finlandês Samuli Alo.
O belga Stefan Everts, sete vezes campeão mundial de motocross, lidera o ranking geral individual, com uma vantagem de 14 segundo sobre o segundo colocado, o australiano Stefan Merriman. Em terceiro lugar está o finlandês Juha Salminen. O brasileiro melhor colocado é Bernardo Magalhães, que ocupa a 66a posição. A grande diferença entre o motocross e o enduro é que no cross eu preciso estar concentrado por 40 minutos; já no enduro competimos durante cinco horas… Durante os deslocamentos do enduro andamos mais relaxados, e com isso podemos nos desconcentrar e sofrer acidentes , afirmou Everts.
No ranking por país, quem lidera é a Finlândia, vencedora da última edição do evento. A Itália ocupa o segundo lugar, seguida pela França (3), Espanha (4o) e Austrália (5o). O Brasil subiu uma posição e está em 10o na categoria Troféu Júnior.
Esta é a 78a edição do Six Days, e a primeira vez que o evento é realizado num país da América Latina.
O International Six Days Enduro é organizado e produzido pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Moto Club Bergamo e Adventure Eventos. A supervisão é da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O patrocínio é da Acerbis, Pirelli, Petrobras e Governo do Ceará e co-patrocínio de TAM Viagens, Ypióca e Museu da Cachaça. Apoio é da KTM, Honda, Husqvarna, Beach Park, Hapvida e site 360 Graus (www.360graus.com.br).
VipComm Assessoria de Imprensa
Confederação Brasileira de Motociclismo
Sala de imprensa Beach Park: (85) 361-7867 / 361-7870
Celular: (85) 9601-2759
Site: www.vipcomm.com.br
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br
Este texto foi escrito por: Chris Bueno, de Fortaleza