Webventure

Grandes rochas aumentam ação no rio Jucú


Paolo acredita que o rio surpreende canoístas de todos os níveis. (foto: Expedição ??guas Brancas)

Confira o primeiro relatório da expedição Águas Brancas, sobre a descida do rio Jucú, no Espírito Santo. No relato, um descritivo do rio e curiosidades sobre sua cidade-referência, Domingos Martins.

A equipe da expedição Águas Brancas não teve muita dificuldade na descida do Rio Jucú, embora este rio fosse uma novidade para todos nós. O que mais nos impressionou no rio foram três corredeiras dentro de corredores fechados, em forma de cânions, com a extensão de 200 a 300 metros e ondas de até dois metros. Concluímos que o Jucú impressionaria qualquer remador.

Descrição técnica do rio
As nascentes do rio Jucú se localizam na região de Pedra Azul, próximo à cidade de Domingos Martins (ES). Passa por grandes montanhas, formando-se um longo trecho de corredeiras classes III, IV e V (o nível de dificuldade vai de I a V). No final de sua trajetória, vai tomando volume até chegar ao mar, entre as praias de Vila Velha e Guarapari (ES).

As águas se encontram em boa qualidade e seu caminho pela corredeira é bem rápido e dificultoso por causa de grandes rochas. Ali se concentram muitas seqüências de corredeiras bem técnicas, tornando o rio um dos melhores do Brasil para prática de rafting e canoagem.

O Jucú tem ao mesmo tempo ondas e refluxos bem fortes. É indicado desde ao iniciante até o praticante avançado.

Cidade-referência
Domingos Martins (ES)

Cultura local
Com cerca de 20 mil habitantes, Domingos Martins é uma cidade em desenvolvimento, localizada no estado do Espírito Santo. no alto da serra dos Aimorés, a 40km da capital Vitória. Teve colonização alemã, que influenciou em sua arquitetura, padrozinada no estilo germânico. As fontes econômicas são agricultura e o turismo, uma vez que a cidade possui um grande acervo cultural e ainda mantém as suas tradições presentes no seu dia a dia.

É um município que desponta no estado servindo de base para a aventura, utilizando seu cenário ecológico para prática de esporte de aventura como a canoagem, o rapel, o rafting, trekking e cavalgadas em meio a lugares exóticos e preservados.

Curiosidade
Morro Mestre Álvaro possui 890 metros de altura e é avistado de grande parte do litoral capixaba, servindo de guia e ponto de referência.

Este texto foi escrito por: Paolo Maschio