João Pessoa (PB) – Mesmo com uma integrante contundida na mão esquerda após um grave tombo de bike, a equipe local “Gravidade Zero” é a campeã do Desafio Costa do Sol, a segunda corrida de aventura criada no Brasil, que se encerra hoje em João Pessoa (PB). Formado por Josenilda Santos, Mário Hipólito, Everaldo Holanda Jr e Leonardo Saraiva, o time chegou ao ponto final, no Centro Turístico de Tambaú, na capital paraibana, às 9h41 de hoje.
Em segundo lugar, chegou a “Terra de Santa Cruz”, campeã na categoria não-mista. As demais equipes, de um total de sete, devem chegar por volta das 13h.
A “Gravidade” tornou-se líder da competição nesta madrugada, durante o trekking que levou até o trecho a ser percorrido de rapel. Mas o título dependia do desempenho durante o trekking seguinte, que incluiu a travessia de um rio, na chamada zona de risco: entre as 6h e as 10h, a maré estava cheia e o percurso deveria ser cumprido a nado. “Gravidade” e “Santa Cruz foram as duas únicas a conseguir passar antes do volume de água aumentar. Daí em diante travaram um duelo apertado para ver quem andava mais rápido.
Nilda, que se machucou na tarde de ontem, ao passar por um buraco quando sofria uma câimbra na perna, comoveu os demais atletas: chegou a correr boa parte do trecho final, sendo carregada no quadro da bike de um dos companheiros quando estava muito cansada. “Nosso segredo foi não parar nunca. Mas jamais esperávamos vencer”, resume Leonardo.
O 1º Desafio Costa do Sol é realizado pela Neblina Expedições e tem o apoio de Webventure, Outdoor Magazine, Sem Fronteiras, Vila Romana, Academia Moby Dick, Minolta Copiadoras, Governo do Estado da Paraíba, Corpo de Bombeiros, 16º RCMEC, Polícia Militar, GABS (Grupo de Ação em Busca e Salvamento e Prefeituras de João Pessoa, Conde, Alhandra e Pitimbú.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira