Webventure

Gripado, Thiago Balem confirma título juvenil no Pan

Santiago (CHI) – A final da 1ª etapa do Pan-americano de escalada, ontem, no Chile, nos reservou gratas surpresas! O gaúcho Thiago Balem ficou mesmo em primeiro lugar na Juvenil, mesmo tendo ido mal na terceira via. No Master masculino, Fabinho Muniz e Guilherme Zavaschi deram show (numa via que era bem propicia para isso) e ficaram em terceiro e quarto lugar, respectivamente. A vitória, mais uma vez, foi do chileno Juan Jose Fernandez, tocando na última agarra da via. Em segundo ficou seu conterrâneo Esteban Vigouroux.

Com delegação-recorde de nove atletas, o Brasil teve cinco representantes na final masculina. Além de Fábio e Guille, Anderson Gouveia ficou em quinto lugar e Yan Lagies em 11º, seguido por André Berezoski, o Belezinha.

No feminino, a chilena Sara Aylwin também faturou o bicampeonato, tocando a ultima agarra, a exemplo de JuanJo. Maria Cristina Yarur, também do Chile, e Gabriela Macini, da Venezuela, ficaram em segundo e terceiro, respectivamente. Única brasileira na final, Camilla Santos, de 14 anos, estreando em competições fora do Brasil, ficou em sétimo lugar.

Tropeço – A decisão do Juvenil aconteceu no sábado, juntamente com as semifinais do Master. Thiago, depois de passar uma noite de cão, com tosse, febre e dor de garganta, foi muito bem na segunda escalada, conquistando o primeiro lugar no geral entre os iniciantes, cinco pontos à frente do segundo colocado. Acabou caindo para segundo ou terceiro lugar, com um problema de leitura na última via.

Como demonstracao de falta de prática dos juizes do campeonato, tivemos um incidente sério com Ana Luisa Shiraiwa. Por apenas haver tocado a sapatilha na borda do madeirite, ela foi impedida de seguir escalando logo no segunda via começo da via. A brasileira desceu e voltou para o isolamento, enquanto eu e o Marcello Santos, chefe da delegação, fazíamos a reclamação formal para o chefe dos juizes, verificando o vídeo da escalada. Afinal, reconheceram o equívoco e perimitiram que ela voltasse à via. Ana acabou em quarto na categoria 16 a 17 anos.

Atenção escaladoras! Tem um par de venezuelanas novinhas (14 e 15
aninhos) mandando muito muito bem nas vias, superfortes e consistentes. Fiorina Battagia e Maryelis Acosta logo, logo vão dar dando trabalho para a mulherada! E parabéns aos route setters e aos seguradores do campeonato, excelentes!

Rosita Belinky, colaboradora da Webventure, escala há 11 anos e foi campeã brasileira em 92 e 94. Ela tem o patrocínio da Rainha e apoio de BY, Casa de Pedra e Oakley.

Este texto foi escrito por: Rosita Belinky