Webventure

Grupo de Ação Ambiental limpa as trilhas do Rally dos Sertões

Trabalho de conscientização será feito em todos os acampamentos do rali

Mais uma vez o Rally dos Sertões só deixará rastros nas trilhas do percurso de sua 14ª edição, que terá 1.986 quilômetros de trechos cronometrados. Desde 2001, o grupo Canastras recolhe tudo o que é deixado nas trilhas e conscientiza os participantes do maior rali da América Latina e um dos maiores do mundo em número de participantes. Além disso, em todas as cidades-sede do rali, que sairá de Goiânia e passará por Minaçu (GO), Palmas (TO), Alto Parnaíba (MA), Corrente (PI), Barra (BA), Seabra (BA), Brumado (BA), Cândido Sales (BA), com chegada em Porto Seguro (BA), haverá um grupo de trabalho nos acampamentos.

No primeiro ano de implantação da ação ambiental, o grupo Canastras foi para as trilhas com três pessoas e uma picape, e recolheu todo o lixo deixado nas largadas das especiais, além de pedaços de carro e outros detritos que encontraram nas trilhas.

“Quando a Simone Palladino foi para uma prova no exterior, ela viu a quantidade de sujeira deixada nos lugares por onde o rali passava. Chegando aqui no Brasil, percebeu que no Sertões também havia muito lixo nas largadas. Daí surgiu a idéia de fazermos esse trabalho de diminuir o impacto sobre o meio ambiente, que nosso grupo já fazia na Serra da Canastra, em Minas Gerais”, explicou Flávio Piassi, coordenador geral da Ação Ambiental do Rally dos Sertões.

Neste primeiro ano de trabalho foram recolhidos de 10 a 12 sacos de lixo de cem litros cheios nas largadas. No ano seguinte, o grupo percebeu que não bastava limpar os locais, era preciso conscientizar os participantes a não jogar coisas no chão. Já no terceiro ano, a quantidade de lixo caiu bastante, tanto que em 2005 foram recolhidos apenas 5% do que foi retirado na primeira vez.

Na edição passada, a ação ambiental aumentou. Além das três pessoas que vão no carro limpando a trilha, foi criado um grupo para conversar com todos os chefes de equipe nos acampamentos do rali, além de distribuir material de apoio, como cartilha ambiental, lixeiras, sacos de lixo grandes, sacolinhas para colocar no carro, cinzeiros ecológico confeccionados em plástico, fáceis de serem carregados no bolso, além de tambores para dispensar o óleo retirado dos veículos e coleta de pilhas.

“O trabalho de conscientização funciona bem. Agora as equipes já nos procuram para pedir informações, para retirar mais sacos de lixo. Neste ano fizemos uma mudança na logística da ação nos acampamentos. Ao invés de levar as pessoas, teremos um coordenador que trabalhará com um grupo de seis moradores. Além de deixar a cidade limpa, formaremos agentes locais, que poderão passar para a comunidade tudo o que aprenderam nesta ação”, contou Piassi.

A programação da 14ª edição do Rally dos Sertões começará nesta segunda-feira, com a vistoria técnica dos veículos, na arena montada em frente ao Shopping Flamboyant, em Goiânia (GO). Na quarta-feira (26), será realizado o prólogo, tomada de tempo que definirá a ordem de largada da prova. A partir das 19 horas, haverá a largada promocional e o show da banda mineira Skank.

O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race. O evento tem patrocínio do Banco Real, Ipiranga e Goodyear, co-patrocínio da TAM Express e da Volks Caminhões e apoio do Governo de Goiás, Governo de Tocantins, Prefeitura de Porto Seguro, Gol Music, Shopping Flamboyant, CNS, Rádio Eldorado, Rádio Interativa, Webracing (loja oficial), Webventure, Helimed, Oitis Hotel, Yamaha, Sparco/Lico, Lubrizol, Grupo Júlio Simões e Transilva. A prova é supervisionada pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).

Mais informações sobre Os Canastras estão disponíveis no site www.canastra.com.br

Dinho Leme, Tiago Mendonça, Fábia Renata e Ana Lúcia Moraes.

Dinho Leme Comunicação
Tel.: (11) 3045.0836
rpleme@uol.com.br

Este texto foi escrito por: Webventure