Equipe se adapta para deficientes visuais fazerem o percurso (foto: Divulgação)
A equipe de corrida de aventura do Grupo Terra tem um diferencial com relação às outras equipes Brasil afora: dois participantes com deficiência visual. Para a adaptação dos integrantes, os outros atletas fazem a corrida de uma maneira especial: narram o percurso para alertar os companheiros dos obstáculos, além de contarem com bicicleta tandem, onde dois atletas pedalam juntos, e uma bússola em braile.
Narramos o trajeto para que o deficiente visual evite colidir com os obstáculos, e até mesmo para que ele compreenda o caminho que está transpondo. Essas informações são importantes não só para evitar acidentes, aranhões ou machucados, mas principalmente para que ele possa realmente participar da prova por inteiro, curtindo o caminho, e a natureza, diz Ricardo Panelli, integrante do grupo.
Na primeira corrida de aventura do ano, o Adventure Camp, que aconteceu em Pindamonhangaba (SP), entre os dias 15 e 16 de março, a equipe do Grupo Terra terminou em 45º lugar.
Acreditamos que a missão da ONG é levar uma imagem positiva da deficiência visual para a sociedade, e dentro deste princípio, acreditar que com adaptações às realidades e modalidades, até os desafios mais incríveis são possíveis, falou Fabian Rocha, atleta da equipe.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: março 27, 2008