Webventure

Guerra adia escalada de Helena Artmann no Carstensz

A guerra no Iraque, iniciada na semana passada, resultou no adiamento da escalada da brasileira Helena Artmann no Carstensz (4.884m), o ponto culminante da Oceania, localizado na província de Irian Jaya, na Indonésia. “Estava de mochilas prontas quando recebi o aviso da agência que providencia os nossos permits (espécie de pedágio cobrado para se escalar em determinados locais) sobre o cancelamento da viagem devido à guerra”, conta Helena.

A Indonésia é o maior país muçulmano do mundo e o Carstensz está localizado próximo à maior mina de cobre em atividade no planeta, a Freeport, de propriedade e controle de americanos. As fronteiras foram fechadas e turistas estão sendo retirados da área.

A expectativa é que a viagem possa ser feita em agosto, mas tudo depende dos rumos da guerra no Oriente Médio. Helena, cujo objetivo é escalar os Sete Cumes do mundo, lembra que uma tentativa anterior de escalar o Carstensz também foi cancelada devido a conflitos. Na ocasião, a fronteira estava fechada por causa de enfrentamentos entre o governo da Indonésia e rebeldes separatistas de Papua Nova Guiné. A região é constante foco de tensões entre os dois grupos.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira