Foto: Pixabay

Guia traz técnica e prática das filmagens submarinas

Redação Webventure/ Mergulho

Livro traz dicas e ensina a filmar nos mergulhos (foto: Divulgação)
Livro traz dicas e ensina a filmar nos mergulhos (foto: Divulgação)

O mergulhador e documentarista Aldo Thomaz Jr. lançou o livro Vídeo Sub Teoria e prática pela Editora Senac. Trata-se de um guia detalhado sobre o mundo das filmagens subaquáticas.

A idéia nasceu de uma série de documentários que Thomaz Jr. filmou para a emissora de TV do Senac. “Este livro foi criado para dar o máximo de informações a respeito das técnicas de gravação subaquática”, disse o autor. Além das teorias, o livro traz dicas práticas de todos os processos de filmagem, desde a escolha do equipamento até a edição do vídeo. É um guia recomendável á todos que querem iniciar na arte das filmagens, focado em vídeos submarinos.

Segundo ele, a evolução dos equipamentos barateou o custo das filmagens, tornando a modalidade mais popular. “Hoje o custo de um equipamento de gravação submarina se equipara ao da fotografia, com diversos modelos e assessórios”, justifica o autor na apresentação do livro.

Etapas – A publicação começa com o básico: como funciona uma câmera de vídeo e, para o caso das filmagens submarinas, uma caixa estanque. Depois do primeiro passo, o autor explica a ação da luz na água, conceitos de refração e iluminação artificial, tudo para tornar o vídeo o mais profissional possível. “Mas somente o tempo e a persistência proporcionarão o resultado almejado”, alerta.

Thomaz Jr. ainda escreve sobre conceitos básicos de edição, assessórios e kits e para terminar um guia anexo bem completo sobre os melhores pontos para mergulhar e fazer imagens. Tanto no Brasil como em outras partes do mundo.

Mas, segundo ele, não é preciso ir muito longe para conseguir boas imagens “Sou obrigado a confessar que adquiri muita experiência ao gravar em águas brasileiras, não muito transparentes, onde descobri o verdadeiro prazer do vídeo subaquático por meio da microfilmagem”, concluiu.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa

Last modified: outubro 22, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure