Imagem de Niclevicz no cume do K2 em 2000. (foto: Abele Blanc)
O brasileiro Waldemar Niclevicz relembra o feito que conquistou há exatos 10 anos, ao completar a escalada no K2, considerada uma das escaladas mais difíceis e perigosas do planeta. Localizada na cordilheira de Karakoram, no Himalaia, é o segundo maior pico do mundo, com 8.611m, atrás apenas do Everest. Niclevicz é o único brasileiro a escalar a montanha.
É com muita satisfação que eu lembro a todos que a exatamente 10 anos atrás no dia 29 de julho de 2000 a bandeira brasileira tremulou pela primeira vez e até então única, no alto dos 8.611m de altitude do K2, a montanha das montanhas.
Essa foi e sempre será a conquista mais difícil e importante da minha dedicada carreira de alpinista. Tão importante que eu resolvi fazer essa expedição comemorativa. A tentativa de escalar outras duas montanhas com mais de 8 mil metros talvez fosse apenas uma boa desculpa para eu rever a imponência do colossal K2.
Pois bem, depois de 55 dias de viagem sinto em dizer que a Expedição 10Anos do Brasil no K2 chega ao seu fim, eu e o Irivan estamos voltando para casa. Depois de avaliarmos as previsões meteorológicas, mais principalmente em razão do grande excesso de neve presente nas altitudes superiores, chegamos a conclusão que seria muito difícil termos sucesso no Broad Peak (8.047m) o nosso desafio após o Hidden Peak (onde chegamos duas vezes acima dos 8mil metros mas infelizmente não ao cume).
É duro vir de tão longe, sem patrocínio, e voltarmos frustrados para casa, mas confesso que não culpo essa expedição tão ingrata. Passar hoje pelos pés do K2 sentir sua imponência e saber que estar no seu topo já é um sonho realizado, me faz sentir ainda mais agradecido a Deus como se não existisse mais nenhuma obrigação de eu escalar uma outra montanha.
Como eu poderia explicar o que pode significar escalar uma montanha como o K2? Se você leu ou ler o meu livro Um sonho chamado K2 tenho certeza que vai entender o sentimento que tenho nesse momento.
Foi muito bom estar novamente no Karakorum, as montanhas mais espetaculares do mundo! Foi muito bom eu prestar minha humilde homenagem a essa divina montanha chamada K2!
Volto ao meu amado Brasil, que já quase me mata de saudades, sabendo que em breve estarei novamente em algum outro lugar do mundo, cheio de vontade de enfrentar mais um grande desafio.
Eu e o Irivan agradecemos a todos que tiveram torcendo pelo sucesso da nossa Expedição 10 anos do Brasil no K2.
Há 10 anos – Veja a reportagem publicada pelo Webventure na época da conquista:
– Niclevicz é o primeiro brasileiro no cume do K2
Este texto foi escrito por: Waldemar Niclevicz
Last modified: julho 29, 2010