Handycam é o líder até o segundo dia de competição (foto: Edu Grigaitis/ Balaio)
Direto de Ilhabela (SP) – O veleiro Handycam, de Marcos Ferrari, é o líder da segunda etapa da Copa Mitsubishi – Warm Up da Semana de Vela de Ilhabela – após o segundo dia de competição. Em uma tarde de fortes ventos, em que algumas tripulações decidiram abandonar a etapa, o Handycam foi o segundo colocado na primeira regata, e venceu a segunda. Com a soma dos resultados, Marcos Ferrari tem cinco pontos perdidos.
A frente fria que paira no litoral norte de São Paulo trouxe fortes ventos para o canal de São Sebastião. Os mais de 40 veleiros que participam da etapa enfrentaram uma média de 15 a 18 nós de vento, com rajadas de até 25, no contravento.
As duras condições de clima fizeram as tripulações do Jazz e do Patagônia decidirem abandonar as disputas do dia e voltarem para terra, para poupar as velas, o barco e os velejadores. O Patagônia é um dos quatro modelos S40, que estréiam na Semana de Vela. O barco argentino está sendo tripulado pelos velejadores da equipe Mitsubishi Motors, que decidiram não arriscar o equipamento para a Semana de Vela.
As regatas – A força dos ventos atrapalhou a largada dos veleiros Touché/Safra campeão da primeira etapa da Copa além do Orson e Loyal, na primeira regata do dia. Todos largaram escapados, Touché e Orson conseguiram voltar à competição, enquanto o Loyal foi desclassificado. Em uma regata de recuperação, o Touché ainda conseguiu a vitória. Para a segunda disputa, um cabo que soltou do veleiro ficou enroscado na hélice do motor, obrigando a equipe a retornar para terra e abandonar o dia de disputa.
Depois da desclassificação, o Loyal ficou em segundo lugar na outra regata do dia.
Acompanhe a cobertura da segunda etapa da Copa Mitsubishi Warm Up da Semana de Vela de Ilhabela, durante o fim de semana, no Webventure.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa