Head lamp: além de ser leve pequena ela possibilita manter a mão livres; muito importante para situações como montar uma barraca ou procurar alguma coisa dentro da mochila a noite. (foto: André Pascowitch)
Não existe nada mais incômodo do que ficar no breu. Por isso, a escolha de uma boa lanterna para acampar, praticar espeleologia, um trekking longo ou noturno é fundamental para sua viagem.
Existem inúmeros modelos que podem ser usados em várias situações e esses modelos é que devem ser escolhidos. Com as mudanças tecnológicas cada vez mais some aquela lanterna enorme, que é pesada e precisa de oito pilhas grandes, além das outras de reserva.
Hoje, você pode substituir esse incomodo por uma head lamp ou lanterna de cabeça que, além de ser leve e pequena, possibilita manter as mãos livres (muito importante para situações como montar uma barraca ou procurar algo dentro da mochila, à noite).
Outra vantagem é sua fonte de energia: pilhas pequenas e, em alguns casos, baterias recarregáveis que podem ser de alcalinas ou de lítio, de maior durabilidade.
Uma característica importante na escolha de sua head lamp é o tipo de lâmpada. Podem ser standard ou halógina. As lâmpadas do tipo standard têm uma capacidade de iluminação bem menor do que as halógenas, mas tem maior autonomia de tempo.
Já as halógenas têm as características contrárias às standard, pois possuem maior capacidade de iluminação, mas tem menor capacidade de autonomia de tempo. Esta comparação só é válida ser for usada o mesmo tipo de fonte energética.
Existem modelos que possuem os dois tipos de lâmpada, o que permite um uso mais maleável do seu equipamento, porém é mais cara do que os modelos simples.
Dicas:
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: setembro 14, 2000