Um, dois, três, quatro, cinco, seis. O francês Luc Alphand garantiu ontem o sexto título consecutivo para a Mitsubishi do Rally Dakar. Desde 2001, apenas a equipe japonesa vence o rali mais famoso do mundo na categoria dos carros.
A hegemonia da Mitsubishi começou a ser construída com a alemã Jutta Kleinschmidt, hoje na Volkswagen. A piloto faturou o título de 2001 ao lado do navegador Andreas Schulz. Em 2002 e 2003 o piloto japonês Hiroshi Masuoka mais duas conquistas, na companhia dos navegadores Pascal Maimon e Andreas Schulz.
Depois foi a vez do francês Stephane Peterhansel faturar um bicampeonato, em 2004 e 2005, ao lado do navegador Jean-Paul Cottret. Peter estava bem próximo de ser tri, porém bateu em uma árvore a três dias do fim da edição deste ano e foi ultrapassado por Alphand.
A mais – A Mitsubishi é a maior vitoriosa da história do Rally Dakar. Tem no total 11 títulos, ganhos ao longo das 28 edições do rali. E a equipe não tem adversários à altura, pelo menos para os próximos anos. Isso porque aparecem na segunda colocação a Citroën e a Pegeuot, ambas com quatro títulos. Porém nenhuma das duas corre atualmente.
Títulos por equipe do Dakar nos carros
Este texto foi escrito por: Webventure